Último Conselho Diretor do ano! Confira tudo o que rolou, aqui.
Hoje foi o último Conselho Diretor de 2024, um ano marcado por altos e baixos e muitos desafios para o nosso setor. Acontecimentos como condições climáticas adversas, discussões sobre reforma tributária, alta do dólar, eleição do Donald Trump e G20, entre tantos outros, impactaram o varejo supermercadista – uns mais outros menos.
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, abriu o encontro afirmando que a questão da reforma tributária não está resolvida e a atenção do setor deve se voltar para a brecha legal que existe para sobretaxar ultraprocessados, que representam 50% das lojas. “Quem melhor for representado no Congresso, menos sofrerá”, afirmou Queiróz. Que emendou com o tema da Cesta Básica que, no fim, prevaleceu o bom senso e a análise defendida pela ASSERJ e seus Associados. “Nosso setor é estratégico e de alta credibilidade, essa discussão em cima da cesta básica o deixou maculado. Mas já é página virada, fase superada e nosso posicionamento prevaleceu”, disse Fábio.
Nesta edição do Conselho, a análise econômica deu espaço ao time da PwC falar sobre a reforma tributária, assunto que gerou um debate extremamente positivo entre associados e especialistas e que vai render outro encontro online, promovido pela Escola ASSERJ, em janeiro, para que os associados possam tirar todas as suas dúvidas e enfrentar a transição da reforma, que se inicia em 2026 e será concluída em 2033, respaldados e preparados. Um dos pontos positivos da reforma será a experiência do cliente, que saberá o valor do imposto que estará pagando em cada produto. Os especialistas da PwC esperam uma alíquota na média de 27,5%.
O Conselho contou com a presença de três empresas no ASSERJ Experience. Itambé, Cred MHS e Jeito Caseiro fizeram suas apresentações aos 30 maiores supermercadistas do estado do Rio de Janeiro.
Itambé destacou a importância do estado do Rio de Janeiro para a marca, dando como exemplo que ¼ das vendas da manteiga são no Rio de Janeiro. A empresa reforçou sua parceria com a ASSERJ confirmando, novamente, presença no SRE Trade Show. Eles finalizaram a apresentação divulgando os lançamentos recentes: queijo coalho, parmesão para ralar e queijo fatiado, além de anunciar novo CD na Pavuna.
A Cred MHS, empresa de gestão de saúde e segurança do trabalho, abriu sua apresentação informando que doenças e acidentes de trabalho representam, por ano, um impacto de R$ 300 milhões no PIB brasileiro. E que a empresa trabalha para que seus clientes tenham a menor participação possível neste valor total. Com sistema conectado à folha de pagamento, Inteligência Artificial, Business Intelligence (BI), equipe multidisciplinar e atuação 100%, eles garantem melhoria dos resultados dos seus clientes ao promover uma eficiente gestão de saúde e segurança dos seus clientes.
O Jeito Caseiro, última empresa a se apresentar, também destacou a importância do estado do Rio de Janeiro para o crescimento da empresa, mostrando que o salto mais significativo no estado aconteceu quando firmou parceria com a ASSERJ, em 2021, acelerando a busca por inovações por incentivo da Associação, além da aproximação com os supermercadistas.
Para finalizar, apresentaram o projeto Excelência do Cliente, que será lançado em 2025 e pretende atender seus clientes com suporte em marketing, trade, pesquisa e desenvolvimento, auxiliando a operação das suas padarias.
No fim do encontro, os Associados debateram o panorama político, a preocupação com roubo de cargas que alguns sofreram, além da migração do Riocard para o sistema Já É, que terá sua migração obrigatória em fevereiro de 2025. O presidente Fábio Queiróz sugeriu que essa migração já seja iniciada pelos Associados para evitar gargalo próximo à data obrigatória.
Os Associados se despediram prometendo presença no evento de confraternização da Associação, Confra, que será realizado nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, em um hotel na Barra da Tijuca.