Quer saber tendências globais alimentares de consumidores de supermercados? Confira aqui!

O relatório anual de Produtos de Consumo da Bain & Company, empresa americana de consultoria, revela as principais tendências que devem moldar a indústria de alimentos e supermercados em 2025. Essas tendências estão diretamente ligadas às novas demandas dos consumidores, que buscam cada vez mais produtos saudáveis, sustentáveis e que atendam às suas necessidades nutricionais específicas.
Esse movimento é evidenciado por um dado relevante da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que aponta que, em média, 16% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro se identifica como vegetariana. Esse percentual corresponde a quase 30 milhões de brasileiros, número equivalente à população combinada da Austrália e da Nova Zelândia. Além disso, um levantamento da NielsenIQ indica que 83% dos consumidores buscam adotar ao menos um método saudável em suas compras, estando dispostos a pagar até 20% a mais para atender a essa demanda.
A fim de atender a essas novas exigências, varejistas estão se adaptando. A rede Supermarket, por exemplo, investiu em um Mix de produtos saudáveis e em uma exposição estratégica nas gôndolas para atrair e fidelizar esse público. Além disso, reinaugurou uma loja com foco em saudabilidade. O Carrefour, por sua vez, firmou parceria com marcas de suplementos alimentares, ampliando seu portfólio para o público que busca uma alimentação mais saudável.
E, para entender melhor o impacto dessas mudanças nos hábitos alimentares e no comportamento dos consumidores, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) entrevistou a nutricionista e terapeuta nutricional Patrícia Rung, que compartilhou suas percepções sobre as novas exigências do mercado.
Atenção à saúde e bem-estar
O interesse dos consumidores por alimentos mais saudáveis cresce a cada ano. Segundo o estudo da Bain & Company, em 2025, a busca por produtos naturais, sem aditivos e com maior teor de nutrientes funcionais, como proteínas e fibras, seguirá em ascensão. Para a nutricionista Patrícia Rung, essa mudança veio para ficar. “A busca por alimentos saudáveis não é mais uma tendência passageira, mas sim uma transformação definitiva nos hábitos alimentares dos consumidores.”
Ela ressalta que fatores como o aumento de doenças crônicas e a maior conscientização sobre a relação entre alimentação e saúde têm impulsionado essa demanda por produtos que oferecem benefícios além da nutrição básica.
“As pessoas estão cada vez mais optando por alimentos que contribuem para o bem-estar geral, priorizando ingredientes naturais e evitando aditivos artificiais. Isso se reflete no crescimento da popularidade de snacks saudáveis, alimentos fermentados e produtos enriquecidos com vitaminas e minerais”, acrescenta a especialista.
Aumento dos alimentos à base de plantas e alternativas à carne
A popularidade dos alimentos à base de plantas e das alternativas à carne tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Segundo, o relatório da Bain & Company, as proteínas alternativas, como as carnes vegetais, os produtos fermentados e até a carne cultivada em laboratório, continuam a conquistar um público fiel. “O aumento do consumo de alternativas à carne está relacionado com a busca por uma alimentação mais sustentável e consciente. Esses produtos têm um impacto ambiental menor e atendem a uma demanda crescente por opções para dietas vegetarianas, veganas ou livres de carne”, afirma Patrícia Rung.
Produtos locais e agricultura regenerativa
A preocupação dos consumidores com a origem dos alimentos tem levado ao aumento da valorização de produtos locais e práticas agrícolas sustentáveis, como a agricultura regenerativa. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes sobre o que estão colocando em seus carrinhos de compras. Eles querem saber de onde vem o alimento, como foi produzido e qual o impacto ambiental dessa produção”, explica Patrícia Rung.