Tendências do varejo supermercadista para você aplicar no seu negócio
A revolução digital e as mudanças nos hábitos de consumo estão transformando o varejo e a ASSERJ está de olho nas tendências para entregar sempre o melhor para os associados e para o varejo supermercadista.
Em 2024, acompanhamos a abertura de novas lojas e a contratação de pessoal no setor gerando emprego e renda para a população fluminense, num círculo virtuoso de desenvolvimento.
O avanço da tecnologia e a expansão de novas formas de monetização como o retail media e o aluguel de espaços para outras áreas de negócios, como venda de motos e bicicletas elétricas, por exemplo, também movimentaram o setor. Mas para o próximo ano, o que podemos esperar?
O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, chama atenção para os impactos da Reforma Tributária, que, apesar de somente entrar em vigor em 2026 com implicações nas finanças corporativas, exigirá dos supermercadistas um planejamento para o novo sistema de tributos. Espera-se que a unificação de impostos, como ICMS, ISS, PIS e Cofins em um modelo de IVA dual, deverá ser positiva para o setor, na medida em que a simplificação trará uma maior previsibilidade tributária. Contudo, a transição para esse novo regime representa um desafio operacional. As empresas precisarão investir em sistemas de gestão tributária para garantir o cumprimento das normas e evitar passivos fiscais.
Tendências
Como tendências, o mercado aposta no aumento da eficiência operacional com o avanço da automação nos processos de logística e armazenamento de modo a mitigar danos físicos de produtos e erros na estocagem de mercadorias. Com a digitalização de processos repetitivos será possível garantir eficiência, qualidade e segurança na operação.
O foco na experiência do cliente deve se manter fortalecido em 2025, com a busca por uma jornada de compra mais fluida e agradável. Personalização segue como a palavra-chave, com tecnologias que permitem interações customizadas, desde ofertas exclusivas até atendimento ágil.
“As tendências de consumo também desempenham um papel fundamental no planejamento dos supermercados. Alimentos frescos, orgânicos e funcionais estarão cada vez mais presentes nas gôndolas”, lembra a consultora de varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski.
Além disso, acrescenta que, cada vez mais o cliente buscará uma experiência figital – a integração da loja física com a virtual. “A alternância de canais é uma demanda crescente, e plataformas que garantam experiências uniformes entre esses ambientes serão determinantes para fidelizar o cliente”, finaliza.
Neste sentido, é fundamental a presença ativa nas redes sociais. Para o seu consumidor, mídias digitais são um canal de relacionamento e se ele não encontra a marca ou empresa nesses universos, tem uma percepção de descuido, de falta de interesse e de que será difícil um contato futuro se necessário.
Pesquisa recente da Opinion Box identificou que 70% dos consumidores gostam de seguir as empresas nas redes sociais. Deste grupo, 92% afirmaram que seguem essas empresas no Instagram.
O uso do WhatsApp também é cada vez mais frequente. Além de divulgar as promoções do dia, redes como Prezunic oferecem o serviço de envio da lista de compras por este canal com entrega a domicílio.
A ordem é facilitar ao máximo a vida dos clientes e proporcionar uma experiência de compra cada vez melhor.
E, agora, com essas dicas certamente, você começará o ano com pé direito e muitas vendas.