Supermercados do Rio têm o melhor resultado do ano em setembro
O setor de supermercados do Rio de Janeiro registrou em setembro um crescimento de 18,2% nas vendas reais, descontada a inflação, em relação ao mesmo mês de 2022. O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, ressalta que foi o melhor desempenho do ano e o segundo mês seguido com alta de dois dígitos, após o aumento de 11,7% em agosto. “Esse foi também o terceiro mês consecutivo de expansão nas vendas do setor”, destacou.
O resultado dos supermercados fluminenses superou em mais do que o dobro a média nacional, que foi de 8,3% em setembro. Além disso, o setor foi o principal responsável pelo crescimento de 7,1% do varejo do estado no mês
Os supermercados do Rio tiveram o quarto melhor resultado do país no acumulado do ano, ficando atrás apenas do Ceará (14,9%), Espírito Santo (7,6%) e Minas Gerais (6,5%). O setor também ajudou a impulsionar o crescimento nacional, que foi de 4,0% no período. As vendas dos Supermercados fluminenses cresceram 6,4% em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com igual período do ano anterior.
O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, destaca que esse forte crescimento do setor de Supermercados sustentou a retomada ao campo positivo do resultado do Varejo fluminense como um todo (+0,7%), revertendo uma trajetória de queda que durou 21 meses, isto é, desde novembro de 2021. “Com isso, os supermercadistas estão recuperando as margens de lucro e revisando as expectativas de investimento e contratação”, explicou.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 8 de novembro.