Supermercados da Zona Sul se preparam para o Madonna Celebration Tour

Lojas criam enorme expectativa e montam uma mega operação para garantir impulso nas vendas motivadas pelo show

A ‘rainha do pop’ Madonna já se encontra em terras cariocas, em sua suíte no monumental Copacabana Palace, de onde observa a montagem do mega palco que comportará o maior show da Celebration Tour, sua turnê especial em comemoração a 40 anos de carreira. A expectativa é atrair um público de 1,5 milhões de pessoas para as areias da praia mais famosa do mundo.

Segundo o último levantamento da rede hoteleira do Rio de Janeiro, a capacidade da cidade carioca já atingiu os 97% de lotação, e a expectativa é que 100% seja alcançado muito em breve. Não apenas hotéis e quiosques se movimentam para lucrarem em cima do show, os supermercados, localizados nas transversais da Avenida Atântica, já estão com seus estoques de bebidas preparados.

“A expectativa é muito grande para as vendas, não tem como não ser. Aumentamos o estoque de bebida e estamos nos preparando para o sábado” afirmou Silvio Nunes, gerente da filial do Supermercados Princesa, agora Rede Economia, em Copacabana. “Teremos força total no quadro de colaboradores garantindo agilidade no atendimento e na reposição do salão”, completa. Para essa movimentação, a unidade aumentou em 10% o seu estoque e criou uma expectativa de aumento de 12% nas vendas.

Segundo números de um levantamento realizado pela ASSERJ com os supermercados da região de Copacabana, a expectativa de Silvio está alinhada com as outras unidades do bairro. É esperado um aumento de 18% de vendas ante a uma média de 10,5% de crescimento no estoque das lojas.

Próximo dali, o gerente Pedro Gonzales revela que “os pedidos foram feitos ainda agora”,na loja do Zona Sul da Dias da Rocha, e garantiu ter uma expectativa até maior, perto dos 20%. “Vamos observar um maior volume de vendas nas bebidas e nos produtos de consumo pronto”, completa. A loja ainda aposta nas vendas por impulso, colocando snacks pendurados na altura da vista, em diversas gôndolas.

Expectativa igual ao do Reveillon

Os supermercadistas esperam uma movimentação atípica no final de semana da Celebration Tour, nada que seja uma surpresa para a rainha do pop Madonna. Escalas serão alteradas, e algumas unidades contarão com força máxima no sábado, algo incomum para as lojas da região.

“Contaremos com força máxima na operação, para evitar filas e ter velocidade na reposição”, afirmou Clauzen Castro, gerente do Supermarket Copacabana, localizado na Rua Barata Ribeiro. Por toda a loja, caixas e caixas de cervejas e bebidas estão estocadas, “esperamos um aumento de 20% das vendas, mesmo já sendo uma loja com bastante saída de bebidas”, afirmou.

As expectativas dos gerentes de supermercados do bairro de Copacabana o fazem comparar o show da Madonna com o Reveillon carioca, “é uma operação igual”, explica Alessandra Barros, assistente de gestão do Zona Sul da loja na Nossa Senhora de Copacabana.

Para ela, o momento gera ansiedade, mas principalmente, por ter relação com um outro show dessa magnitude, o do DJ brasileiro Alok em agosto de 2023. “Nós criamos muita expectativa naquele show, mas o temporal acabou afetando as vendas. Agora, ao que parece, vai fazer muito sol e calor, então seguimos confiantes nas vendas. Principalmente, nas bebidas, biscoitos e os sanduíches da casa”, explicou Alessandra.

Comparado ao Reveillon, a preocupação com a logística é semelhante, e obrigou a Prefeitura do Rio a deslocar cerca de 3.000 agentes de 11 órgãos diferentes visando garantir a ordem pública. Serão 18 torres de sonorização espalhadas ao logo da praia de Copacabana, e ao redor do bairro, serão 3.200 militares, 64 viaturas e 65 torres de monitoramente. Haverá 18 pontos de bloqueio de revista com reconhecimento facial.

Aproveitar o timing

Usar o timing do show da Madonna pode garantir um bom retorno para os supermercadistas de Copacabana e adjacências. Um outro grande fator para isso é a chegada de turistas ao Rio de Janeiro. Segundo a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), houve um crescimento de 27,3% nos voos internacionais para o Galeão.

“O mercado pode apostar alto em ativações de vendas e nas promoções de bebidas, isotônicos, comidas frescas e snacks para surfar nesse ‘boom’ provocado pelo show. É também inteligente observar a dinâmica do bairro em grandes eventos, mapear os históricos de compra durante essas datas e assim conseguir estar uns passos a frente com estratégia”, explicou o especialista em varejo, Erlon Labatut.

Ideias como vendas por impulso no setor de bebidas, praticadas pelo Zona Sul e outras lojas, podem servir para dar um incremento no caixa. “Momentos como esse são boas oportunidades para os supermercados testarem inovação. Aproveitar o timing de um acontecimento histórico pode também marcar a fidelidade do cliente”, afirmou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

Por Publicado em: 30 de abril de 20240 Comentários