Supermercado holandês abre “caixa lento” para pessoas que desejam papear na fila

A rede de supermercados holandesa Jumbo reserva um caixa especial, chamado de Kletskassa (caixa de bate-papo, em tradução livre) para os clientes que desejam conversar com os atendentes. A ideia faz parte de um programa social à solidão e está presente em 200 lojas da rede no país.

Os Kletskassa são usados por quem não se preocupa em passar suas comprar com rapidez e o operador está disponível para esclarecer dúvidas. Os clientes mais apressados podem usar o atendimento automático e o caixa tradicional para pagar por seus produtos.

Com este conceito, Jumbo quer ajudar a combater e prevenir a solidão na Holanda. Jumbo pretende abrir 200 caixas de chat em toda a Holanda dentro de um ano. A ideia do Chat Checkouts surgiu há mais de dois anos. O primeiro Chat Checkout foi aberto em Vlijmen, na província de Brabant, no verão de 2019, gerando uma resposta muito positiva dos clientes. Agora chegou a hora de expandir esta iniciativa. Mas, será em 2023 que, 200 lojas em toda a Holanda oferecerão Chat Checkouts, onde as pessoas são bem-vindas para um bate-papo. Áreas onde predomina a solidão são priorizadas na seleção das lojas.

Colette Cloosterman-van Eerd, CCO da Jumbo e instigadora da Coalizão Nacional Holandesa Contra a Solidão, esteve intimamente envolvida na iniciativa: “Muitas pessoas, principalmente os idosos, às vezes se sentem sozinhas. Como empresa familiar e rede de supermercados, estamos no coração da sociedade. Nossas lojas são um importante ponto de encontro para muitas pessoas. Como tal, pretendemos fazer a nossa parte na identificação e combate à solidão. Fazemos isso de várias maneiras, como nossos Chat Checkouts, e estamos orgulhosos de que muitos de nossos caixas estão ansiosos para trabalhar em um Chat Checkout. Eles são muito simpáticos com a iniciativa e querem ajudar as pessoas e realmente se conectar com elas com base no interesse genuíno. É um gesto pequeno, mas muito valioso, especialmente em um mundo que está digitalizando e acelerando tão rápido.”

Uma abordagem local para a solidão

A solidão é um problema crescente na sociedade. Para combater esse problema, Jumbo é membro da Coalizão Nacional Holandesa Contra a Solidão, uma iniciativa do Ministério da Saúde, Bem-Estar e Esporte da Holanda no âmbito do programa de ação Juntos Contra a Solidão. Empresas, organizações comunitárias e agências governamentais estão unindo forças por meio da Coalizão Nacional para combater a solidão. Além dos Chat Checkouts, o Jumbo tem adotado diversas outras iniciativas para promover o contato pessoal entre as pessoas. Colette Cloosterman-Van Eerd: “Na Jumbo, queremos ser mais do que apenas um lugar onde você compra mantimentos. Por exemplo, ajudamos nossas lojas fornecendo um manual para identificar a solidão entre os clientes e estabelecer iniciativas locais. Este manual foi escrito em estreita colaboração colaboração com o Together Against Loneliness. Várias de nossas lojas também oferecem uma área de bate-papo onde os clientes podem conversar com seus vizinhos durante um café.”

Por Publicado em: 11 de janeiro de 20230 Comentários