SRE Trade Show 2024 recebe Assembleia anual da ALAS
Super Rio Expofood foi sede da principal reunião do conselho diretor da Alas
Vinte dirigentes e convidados da Associação das Américas de Supermercados se reuniram nesta quarta-feira, 20, no pavilhão 3 da Super Rio Expo Food para a Reunião anual de Conselho Alas. Os executivos representantes de setores supermercadistas de 16 países conversaram e debateram sobre ideias que poderão ser úteis para o mundo atual.
Fábio Queiróz, 1º vice-presidente da Alas e presidente da ASSERJ, anfitrião do evento, ficou feliz em receber, mais uma vez, os executivos latino-americanos. “É uma reunião muito importante para os associados, aqui discutiremos os próximos passos do setor supermercadista na região e nas Américas. Para nós, brasileiros, é uma honra recebê-los novamente”, afirmou.
A reunião começou com um breve discurso liderado por Jaime Cabal, presidente da Alas que, em sua fala, agradeceu a hospitalidade dos brasileiros e apontou para um encontro muito esperado pelos integrantes. “Hoje teremos uma reunião muito importante, algo que pode representar o interesse de mais de 100 associados da Alas”, disse.
O encontro contou com a presença do parceiro da Deloitte em risco financeiro, Gustavo Serenelli, em que apresentou importantes pontos para a precificação correta dos produtos e como esse fator é crucial para a saúde financeira do supermercado.
“Quero agradecer por definir toda essa problemática e mostrar o caminho. Esse é um problema de sempre estarmos andando e retornando a esse ponto. Agora foi muito esclarecedor”, comentou o ex-presidente da Alas, Christian Cielplik.
Em seguida, a Alas apresentou um relatório da participação da comitiva na feira FMI Midwinter (Associação da Indústria de Alimentos), realizada em janeiro de 2024, em que pontos importantes como a Inteligência Artificial em supermercados, desperdício de alimentos e o perigo do Sistema de Saúde dos Estados Unidos foram abordados pela comitiva.
“Tivemos a impressionante informação de que o volume de desperdício de alimentos gira em torno de 40%, e procuramos nesse relatório as soluções para esse problema”, comentou Ignacio Tatto, diretor-comercial da Alas.
O executivo comemorou o balanço final da comitiva no evento em que se conquistou uma nova ponte de relação externa para a Alas. Representantes da associação caminharam para reforçarem o compromisso firmado com o FMI, além de obter um canal exclusivo de acesso para informações relativas do setor e uma participação mais ativa da entidade nos encontros da Alas.
Políticas para Prevenção de Perdas
Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas apresentou uma estratégia de conhecimento para associados da Alas, visando aumentar a rentabilidade, reduzir custos e ter mais eficiência através da adoção de boas práticas de prevenção de perdas.
O presidente da Abrappe reforçou a intenção de integrar as políticas de prevenção de perdas usadas pelos mais de 8 mil associados da entidade no Brasil com equipes da América Latina, juntamente com a ideia de realizar seminários de Prevenção de Perdas para todo o continente, além de uma pós-graduação nesse ponto realizado pela Alappe.
Após sua apresentação, o presidente da Alas, Jaime Cabal, aproveitou a oportunidade para realizar um convite oficial a Abrappe, “Está é uma apresentação muito interessante, muito útil. E me parece que a proposta é muito boa, e todos nós podemos ver que esta aliança estratégica com a Alas será muito boa para os associados. Faço assim, um convite formal”.
Combate ao desperdício de alimentos
O representante da AOA alimentos, Rodrigo Rojas, apresentou o projeto de alimentos 100% orgânicos para a América Latina e convidou a Alas para participar de uma feira com expositores do Chile, Argentina, México e do Brasil em que o objetivo é enfrentar o desperdício de comida.
“Desperdício de alimentos ainda é brutal. Ainda assim, a maior parte de nossas cidades tem políticas de alimentos orgânicos, são cerca de 60%, resultando na queda do desperdício. Isso significa mais qualidade de vida, mais saúde e menor preço”, comentou Rojas.
Em seguida, um relatório da Expert Market Reseach mostrou que a receita média de produtos orgânicos na América Latina foi de 927 milhões de dólares em 2023, com uma projeção de crescimento anual acumulado de 5,1% entre 2024 e 2032, e um salto para 1.45 bilhão de dólares.
Ponte para Europa
A assembleia recebeu executivos da Infrico, gigante do mercado de refrigeração da Espanha. Victor Roldán, Diretor de Produtos, apresentou as tendências para o setor do varejo alimentício no país e do continente europeu, além de suas expectativas para a América.
“O que está passando a Europa hoje, pode servir de uma luz para a América e isso pode afetar a ALAS”, explicou Roldán.
Para a Infrico, a tendência do setor na Europa se reflete em 6 pontos muito importantes e que vão ditar a forma de como os supermercados e o varejo enfrentarão as mudanças climáticas e tecnológicas: Eficiência Energética, Refrigeração natural, Sustentabilidade, Monitoramento, Inteligência Artificial e Customer Experience.
“Logicamente, precisamos nos preocupar com os impactos de mudanças climáticas. As questões energéticas serão muito acentuadas até 2050, e isso vai exigir um novo reposicionamento da indústria, com produtos que sejam mais eficazes e que consumam menos energia”, afirmou o diretor da Infrico, que reforçou a importância do apoio da Alas nesses temas para os supermercadistas.