Soluções de pricing baseadas em Inteligência Artificial (IA) para ampliar a eficiência operacional e impulsionar vendas nos mercados

Desafios cada vez mais complexos e clientes cada vez mais exigentes em relação aos hábitos de consumo e experiência de compra tem feito com que as empresas varejistas busquem soluções inovadoras para otimizar a eficiência operacional e impulsionar as vendas. O Brasil tem acompanhado a tendência global com grandes empresas do varejo apostando em automação, personalização, inteligência artificial e segurança. A cada dia cresce o número de startups de tecnologia focadas no varejo com foco em desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades específicas do mercado brasileiro.

Nos supermercados soluções de pricing baseadas em Inteligência Artificial (IA) são a aposta para manter a competitividade e uma boa margem de lucro. A tecnologia pode ser usada tanto para estipular um valor para cada item, quanto para acompanhar as movimentações e as promoções feitas pelos concorrentes, com foco nas decisões de compra dos consumidores sem esquecer o estoque e garantir sempre a reposição de itens.

O grande volume de produtos nos supermercados se torna um enorme desafio no momento da precificação. Estipular um valor para cada item, acompanhar as movimentações e as promoções feitas pelos concorrentes, entendendo as decisões de compra dos consumidores, sem esquecer do estoque, para garantir sempre uma boa cobertura é um trabalho desafiador. É preciso muita agilidade para fazer tudo isso mantendo a competitividade e uma boa margem de lucro.

Para agilizar e otimizar todo o processo, as soluções de pricing são uma ótima opção para monitorar em tempo real diversos dados que têm impacto nos preços. Além disso, a tecnologia busca soluções, identifica o momento ideal para mudança de preços e sugere aplicar os valores mais adequados considerando os custos, a estratégia de negócio e os objetivos financeiros do estabelecimento, entre outras variáveis. Outra novidade é a capacidade que a tecnologia tem de medir de forma dinâmica a elasticidade de cada produto, considerando as especificidades de cada um deles e também a variação de preços de acordo com a sazonalidade.

Apostar em soluções de pricing no setor supermercadista representa um ganho de velocidade e transparência durante todo o ciclo de comercialização do produto permitindo a excelência na formação de preços a fim de evitar rupturas, estoques remanescentes, incoerência e desatualização.

Por Publicado em: 26 de setembro de 20230 Comentários