Self Checkout: Supemercados procuram inovação no atendimento mais ágil
A modalidade de autopagamento está crescendo nas redes de supermercados e pode ser uma das grandes tendências do setor para a próxima década
Tem crescido no segmento supermercadista a necessidade de investimento em Customer Experience, ou seja, a experiência do cliente na jornada de compras. Entre elas, a oportunidade do cliente agilizar o pagamento de suas compras, evitar filas e aproveitar serviços oferecidos por supermercados que investem nesse conceito.
O Self checkout tem conquistado destaque nos últimos anos no Brasil. A modalidade já é considerada um sucesso nos Estados Unidos, onde em 2021 chegou a 85% de aprovação nas redes de super e hipermercados do pais, segundo o estudo ‘The State of Self-Checkout Experiences”.
A pesquisa ainda demostra que, se um supermercado oferece as duas opções de pagamento: a tradicional e a self checkout, cerca de 60% dos consumidores possuem a tendência de optar pela segunda alternativa. Provando uma mudança de comportamento que deverá seguir nas próximas décadas.
No Brasil, grandes varejistas como a Americanas e o Grupo Pão de Açúcar foram as pioneiras na modalidade ainda em meados de 2022. Atualmente, redes como Supermarket, Prezunic, Zona Sul Supermercados e outros estão aderindo ao movimento.
O que é o Self Checkout?
Também conhecido como ‘autoatendimento’, a tecnologia foi adotada inicialmente pelas empresas do varejo de roupas como as gigantes Renner e Riachuelo, ainda em 2021. Durante as restrições impostas pela pandemia da covid-19, seu uso acabou se tornando popular.
No ano seguinte, os supermercados aderiram a essa prática que existe nos Estados Unidos desde 2018 com as gigantes Walmart e Makro. Atualmente, tem sido a grande saída para fugir das longas filas de compras que existem nos caixas tradicionais, inclusive, nos de 15 ou 20 volumes que, teoricamente, deveriam andar mais rápido.
Segundo um levantamento da consultoria McKinsey, o Self Checkout seguirá sendo usado por 79% dos consumidores que já utilizaram essa modalidade. Em um estudo recente da Croma Marketing Solutions, cerca de 60,4% dos brasileiros preferem o autoatendimento.
Benefícios do Self Checkout
Há de se ponderar sobre a necessidade do seu estabelecimento para a implementação do Self Checkout. Além de estudar as variáveis como espaço físico, custo operacional, treinamento de time e softwares, uma estação de autoatendimento com 4 caixas sai em média por 400 mil reais de investimentos.
Porém, os resultados são, em grande maioria, positivos:
- Diminui custos operacionais: com uma estação possuindo 4 caixas de autoatendimento é necessário apenas um operador para monitoramento
- Reduz tempo de espera: o principal motivo da existência do Self-Checkout é a demora no atendimento. Por ser rápido e autônomo, o cliente terá uma melhor experiência
- Equipamento versátil: produtos que não possuem código de barras, como legumes e frutas, são registrados com a própria balança do caixa, acelerando o processo
- Customer experience: cada vez mais, os clientes exigem mais do que uma venda, eles querem uma boa experiência. Oferecer agilidade, autonomia e atendimento personalizado são grandes apostas para fidelizar o consumidor
- Espaço físico: considerado o grande desafio do Self-Checkout, o domínio do espaço físico passa por colocar a sua estação de autoatendimento localizada estrategicamente para se tornar a ‘prioridade’ do cliente.