Saiba tudo que rolou no 2º dia da SRE, que lotou os corredores do pavilhão 3 do Riocentro

O segundo dia de palestras da Convenção das Américas, no pavilhão 3, trouxe trocas intensas sobre temáticas relevantes do varejo de supermercado. Abrindo a série de conteúdos, Aaron Ross dominou o palco com a palestra “Receita Previsível” apresentando dicas preciosas para alavancar vendas, que você confere na matéria completa, clicando aqui.

Na sequência, o presidente da ASSERJ e primeiro vice-presidente da ALAS, Fábio Queiróz, mediou o painel “Evolución del supermercadismo en las Américas: Casos de Éxito y Desafíos Locales”, que abordou as transformações e desafios do setor supermercadista na América, contando com a participação do uruguaio Guillermo Rey, segundo vice-presidente da ALAS, do venezuelano Italo Atencio, presidente da Asociación Nacional de Supermercados y Autoservicios (ANSA) e da boliviana Rosário Schamisseddine, presidente da Asociación Boliviana de Supermercados.

Segundo Fábio Queiróz, o setor supermercadista das Américas vem evoluindo continuamente, em uma vertical de crescimento. “Reunimos nesse painel quatro países com características diferentes, mas com uma coisa em comum, encantar e se conectar aos clientes. Oferecer o melhor produto pelo preço justo”, revelou.

Para o segundo vice-presidente da ALAS, Guilhermo Rey, o segmento vem demonstrando força e um grande potencial de crescimento nas Américas. “No Uruguai, estamos utilizando cada vez mais a inteligência artificial, isso tem melhorado o desempenho dos supermercadistas de uma forma que nunca pensamos. Quem não fizer uso dessa incrível ferramenta estará fora do jogo”, afirmou o executivo.

Italo Atencio, presidente da ANSA, destacou a importância do planejamento estratégico no segmento supermercadista. “É necessário revisar todos os números, custos e vendas. Quando você convive com inflação alta, como na Venezuela, é fundamental ter planejamento. Operar um supermercado em tempos de inflação elevada é muito desafiador”, concluiu o presidente da ANSA.

Já o segundo painel, “La Reinvención del Hipermercado”, trouxe insights exclusivos sobre a adaptação e modernização, com uma palestra conduzida pelo uruguaio Jean Christophe, diretor-geral do GDU – Grupo Disco Uruguai.

Na visão de Jean Christophe, ao longo da história, os supermercados se reinventaram diversas vezes. Quer seja por observar uma demanda, ou por necessidade de adaptação.

“Quem acha que o hipermercado morreu está redondamente enganado! No GDU, desenvolvemos algo incrível, estudando o que havia de melhor no mundo. Tínhamos um desafio, transformar o layout do supermercado em um caos organizado. Somente com a mudança que realizamos com a venda de pizzas, produzidas por nós, alcançamos a marca de 1 milhão de unidades vendidas. Planejamento, estratégia e execução!”, destacou o diretor-geral do GDU.

Outros palcos apresentaram conteúdos relevantes com a presença de associadas da ASSERJ como Cintia Viegas, diretora de marketing da Casa do Arroz, e Patrícia Rotelli, diretora comercial do Prezunic, compartilharam dicas e experiências no painel “Como alavancar suas vendas nas redes sociais”, junto com Mônica Armani. Já a diretora de marketing do Zona Sul, Gabriela Maravilhas, participou do painel “Estratégias práticas de retail media para aumentar suas vendas” ao lado de Fernanda Dalben, dos Supermercados Dalben, Fábio Amorim e Manuela Rosolen, da Ambev.

As tendências e insights da NRF e suas aplicações no Brasil apresentadas por Fátima Mérlin e Fábio Acayaba atraíram uma plateia atenta e interessada de muitos supermercadistas, no pavilhão 3. A eficiência operacional com o uso de ferramentas de IA apresentada por Sebastian Los, Guilherme Yango e Luis Jairo teve excelente quórum no auditório da Convenção. Na sequência, a jornalista da ASSERJ, Marise Barbosa, conversou com o CEO da rede Hortifruti sobre “O poder da boa negociação no varejo”, que compartilhou estratégias para negociar bem com fornecedores, parceiros e colaboradores.

Ainda tivemos apresentações sobre precificação com Dimas Dantas na palestra “Saindo da guerra de preços com a gestão de pricing”; gestão de categorias com o CEO da Web Jasper e especialista em varejo, Michel Jasper; e experiência no varejo físico com Lucas Daiber, sócio e VP de Estratégia da Binder; a consultora Simone Terra; e Carol Manciola no painel Além das palestras: A nova era de experiência no varejo físico, mediado por Sandra Tanaka, presidente do Instituto Mulheres do Varejo

Networking e business

Nos corredores, muita gente aproveitando as experiências no pavilhão 3 e degustações proporcionadas pelas mais de 550 marcas expositoras, encontrando colegas e parceiros do varejo e da indústria, e, nos estandes, empresários satisfeitos negociando produtos e serviços com condições especiais para contratos fechados na SRE. Um sucesso! Certamente, será ultrapassada a marcada da edição anterior que gerou R$ 4,2 bilhões em negócios.

Confraternização cor-de-rosa no lançamento do Comitê Regional do IMV 

Fechando com chave de ouro, o segundo dia da SRE Super Rio Expofood sediou, com muito orgulho, a cerimônia de lançamento do Comitê Regional do Instituto Mulheres do Varejo, no Lounge Premium, no pavilhão 4, do Riocentro.

Coordenado pela presidente do IMV, Sandra Takata, que mediou o último painel do segundo dia de palestras da Convenção da Américas, o evento celebrou a presença de mulheres realizadoras que fazem a diferença no varejo fluminense e paulistano. Muitas associadas da ASSERJ, líderes de suas redes de varejo como Juliana Terra e Claudia Fernandes (Adonai Supermercados), Brenda Larissa (Torre Supermarket), Rosa Cunha (Inter), Cintia Viegas (Casa do Arroz), Patrícia Rotelli (Prezunic/Spid) e as consultoras Fátima Mérlin, Simone Terra, entre outras representantes do varejo supermercadista.

“Somos uma aliança de mulheres, todas atuantes direta ou indiretamente no varejo, como objetivo de trocar conhecimentos e experiências, construir laços fortes em prol do empoderamento das mulheres no varejo. Estou muito feliz porque estamos comemorando sete anos de fundação e a missão desta aliança feminina é a promoção, construção e disseminação de estratégias, ações e boas práticas que propiciem as condições necessárias para fortalecer o papel e ampliar o poder de gestão da mulher, construindo laços, trazendo mais equilíbrio e prosperidade ao varejo, à economia e a toda a sociedade”, afirmou.

Por Publicado em: 19 de março de 20250 Comentários