Saiba o segredo do sucesso de um dos principais supermercados cariocas
Prestes a completar 80 anos, 20 lojas e mais de 9 mil colaboradores diretos, o Supermercados Mundial investe na capacitação e felicidade de seus colaboradores
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. As empresas buscam se destacar oferecendo o melhor serviço ou produto. No entanto, existe um fator crucial para que o sucesso seja alcançado: o bem-estar dos funcionários. O Supermercados Mundial investe na capacitação e felicidade de seus colaboradores, entendendo a importância desta ação para o crescimento empresarial.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia descobriu que as empresas que implementaram programas de felicidade para seus funcionários tiveram uma melhora significativa na percepção dos clientes e no retorno financeiro. Sabendo desse fator determinante, a rede oferece uma série de benefícios para os seus colaboradores. Além de um ambiente de trabalho agradável e a possibilidade de se desenvolver profissionalmente. Cursos de capacitação, treinamentos e ações motivacionais fazem parte da rotina da empresa.
Empresa familiar feita para famílias, sejam de clientes ou de colaboradores
Conhecido por sua forte política de preços, o Supermercados Mundial completa 80 anos em setembro se mantendo entre os 15 maiores varejistas do Brasil. Na administração encontramos uma equipe altamente capacitada, que soma cultura, formação e conhecimento de novas tecnologias de jovens diretores à sólida experiência dos antigos fundadores. A frente da marca, no dia a dia com os clientes, mais de 9 mil colaboradores se dividem em 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro atendendo com empatia, respeito e alegria.
A empresa familiar é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito, cartão alimentação ou PIX). O segredo do sucesso? Lídia Maria, Gerente de RH do Mundial, acredita no respeito e no conceito de família que a empresa tem com todos os colaboradores. Para ela, o sucesso vem de dentro para fora.
“O sucesso tem a ver com quem faz parte da nossa história. É o sentimento de pertencimento, o engajamento, a vontade de fazer parte do quadro de colaboradores de uma empresa que se preocupa, que cuida, desenvolve, valoriza e reconhece a importância do trabalho realizado por cada um”, explica a profissional que relata o que procura destacar em cada um dos colaboradores do grupo: “Atitudes positivas que deixem o ambiente de trabalho melhor e mais receptivo, confiança no que faz e trabalho em equipe de forma colaborativa e solidária. Investir em pessoas é o que dá certo. Pessoas felizes trabalham melhor”.
Projetos que impulsionam
São diversas ações e projetos que buscam impulsionar os colaboradores, como o Cegonha Mundial que, duas vezes por ano, promove treinamento com palestras, aulas práticas e diversas orientações para as grávidas, onde recebem um kit completo com fraldas, lenço umedecido, cotonete, shampoo, sabonete, entre outros produtos, além de uma cartilha com todas as informações e um certificado de participação no projeto. Além do treinamento presencial, as funcionárias também possuem como benefício o atendimento e, sempre que precisam, tem acesso a orientações durante o ano todo. Lídia fala sobre mais alguns projetos e ações que acontecem no Mundial e que fazem a diferença:
“Recrutamento interno, que é uma forma de valorizar e estimular o desenvolvimento, a capacitação e o potencial dos talentos internos; treinamentos para a formação de possíveis futuros líderes buscando sempre a inclusão e o projeto de atualização e capacitação de líderes”.
Marca Empregadora
Como bem lembrou Lídia, a felicidade no ambiente de trabalho é um fator que se tornou imprescindível, já que passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho. O colaborador que se sente realizado e feliz no meio corporativo, se torna mais produtivo, melhora a qualidade do atendimento, fideliza clientes e ainda ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários, um fator que afeta diretamente os custos da empresa.
Promover, qualificar e destacar os profissionais fazem parte da filosofia aplicada por Lídia, tanto que no último ano, foram 499 promoções, 1595 novas contratações, 405 Jovens Aprendiz e 285 jovens que são menores de idade. De todas as promoções realizadas, 9% foram para cargo de liderança e 19% dos temporários contratados para apoio nas filiais e na central foram efetivados para compor novas posições.
Outro fator determinante é a forte Responsabilidade Social que é um diferencial da rede, que foi pioneiro na contratação de PcD’s no Rio de Janeiro. Além do alto número de Jovens Aprendizes se qualificando no mercado de trabalho.
“O Mundial trata seus colaboradores como uma grande família. Mantém e preconiza sempre um relacionamento humanizado em toda a empresa e muito voltada também para a saúde física e mental. Uma das principais diretrizes é o desenvolvimento das hard e soft skills objetivando o desenvolvimento, a capacitação dos colaboradores para proporcionar o crescimento profissional e consequentemente a retenção de talentos. O maior orgulho é a valorização do capital humano existente na empresa”, afirma Lídia Maria, Gerente de RH do Mundial que reforça que “Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro”, finaliza.
Do tradicional ao moderno
Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, quase 80 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação).
Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões.