Revista Super Negócios | Qual é a nota do seu planograma?

REVISTA SUPER NEGÓCIOS – ASSERJ – 5ª EDIÇÃO – SETEMBRO 2018

O planograma é uma ferramenta de extrema relevância que detalha minuciosamente o espaço que deve ser ocupado por cada item da categoria (frentes, profundidade e empilhamento), conforme seu giro, estoque em gondola, importância e lucro. Ajuda a criar a identidade visual, e se integrado ao sistema de operação e de retaguarda, permite aos varejistas mensurar a capacidade de vendas, introdução, ações promocionais, melhorar a gestão dos estoques, aumentar a variedade de produtos e, sobretudo, garantir a manutenção da estratégia da categoria. Nesse contexto, o Gerenciamento por Categorias volta com força total à ocupar a pauta das agendas de fabricantes e varejistas. De um lado, o acirramento da concorrência e a queda significativa nas margens, necessidade de reduzir custos e de maior produtividade, e de outro, um consumidor com muito mais opções, altamente mixador e, com um bolso muito mais apertado, gerando uma real necessidade de buscar um diferencial competitivo frente à concorrência.

A especialista em varejo, Fátima Merlin, ressalta que é neste sentido que o Gerenciamento de Categoria entra em cena com o objetivo de aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor. Não é uma tarefa fácil, embora para muitos, fazer GC seja apenas organizar os produtos nas prateleiras, e para outros, ajuste no sortimento, na prática, fazer GC de verdade, é muito mais profundo que isso. E o que confirma Marcos Batista, sócio do supermercado Barra Oeste. “Vivemos em um mundo em expansão e com transformações continuas Nossos clientes, cada vez mais, procuram novos produtos para a sua satisfação e eficácia, como nossos expositores não crescem, temos que a cada dia medir a aceitação de cada produto junto aos nossos clientes para podermos nos adequar as suas necessidades explica. O empresário aponta que as famílias estão cada vez menores e com me nos tempo disponível, e por isso, acredita na necessidade de investir em mais produtos de consumo imediato. Por outro lado, Marcos reconhece que alguns clientes buscam produtos mais saudáveis

“Alguns segmentos estão sendo rotulados como de baixa saudabuidade, exemplo de refrescos em pó, refrigerantes e ate sucos prontos. Na linha de iogurtes, os conhecidos come reguladores estão entrando em desuso e cresce a linha de produtos de tipo “grego”. No segmento de biscoitos a preocupação maior é com a quantidade de gordura hidrogenada, principalmente nos recheios, a busca por produtos integrais e cookies aumentam assustadoramente”, afirma.

 

Qual a relação do GC com o planograma?

O Gerenciamento de Categoria é um processo que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (cuidado com a pele, cuidado com o cabelo, higiene bucal) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Na prática, significa administrar o mix de produtos, os espaços que eles ocupam, os preços, as ofertas e promoções, a partir do profundo conhecimento do consumidor, de forma a melhorar a experiência de compra e potencializar resultados em vendas e rentabilidade para todos os parceiros comerciais.

Já para construir o planograma e se ter o melhor e maior efeito sobre o cliente, a exposição deve levar em consideração a estratégia do varejista (propósito), a estratégia da categoria (se gerar fluxo, transação, outras), o consumidor e sua hierarquia de decisão (árvore de decisão) que já de veria estar retratada na base de dados, e os momentos de uso e consumo, demanda/giro de cada produto e frequência de reposição.

 

O PLANOGRAMA DEVE RETRATAR COM PRECISÃO CADA PRATELEIRA DA LOJA, INDICANDO:

 

DICAS SOBRE O QUE CONSIDERAR NA CONSTRUÇÃO DE UM PLANOGRAMA

Tão importante quanto definir o espaço adequado a ser ocupado pela Categoria, é de extrema relevância considerar o local para expô-la (onde) e a forma que a mesma será apresentada (como) para que tenha relevância e faça sentido ao cliente.

Mas lembre-se, o processo do GC não é estático e, portanto, precisa ser reavaliado e realimentado continuamente. Para garantir a efetividade do processo, é de extrema importância o monitoramento contínuo, fazendo os ajustes necessários no cartão de metas, estratégias e táticas. O principal beneficio do monitoramento contínuo é identificar e antecipar possíveis problemas e obstáculos e, principalmente, agir com rapidez para corrigir rotas, se necessário.

Por Publicado em: 28 de dezembro de 20210 Comentários