Resultados positivos no primeiro trimestre apontam para crescimento do setor de supermercados do Rio esse ano

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta-feira (09), demonstra que, no mês de abril, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 1,6%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação.

Os dados foram analisados pelo consultor econômico William Figueiredo, da Future Tank, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ): “Este foi o quarto mês consecutivo de crescimento neste ano e o primeiro que apresentou resultados abaixo da média nacional, com crescimento de 3,8%.”

No acumulado do ano até abril, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 5,4% em termos reais. Esse resultado foi o terceiro melhor do país e maior que a média nacional, que cresceu 3,3%. Além disso, neste ano, o forte crescimento do setor de supermercados no Rio destoou da queda verificada no varejo fluminense como um todo, que apresentou decréscimo de 1,2%.

“Após dois anos de resultados negativos para o setor de supermercados do Rio, os saldos positivos no início de 2023 devem contribuir para a recomposição das margens dos supermercadistas e para a revisão de suas expectativas quanto ao crescimento do setor esse ano”, afirma William.

Cenário dos Supermercados no Brasil

No mês de abril, as vendas dos Supermercados brasileiros recuaram 0,1% na passagem mensal, em comparação a março, quando já descontados a inflação e os efeitos da sazonalidade. Esse resultado veio em sentido oposto ao verificado no Varejo como um todo, que cresceu 0,1%, e ao desempenho do setor em março, que obteve crescimento de 1,4%.”

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas dos supermercados brasileiros cresceram 3,8% em termos reais, ou seja, já descontada a inflação. Esse resultado foi superior ao verificado no Varejo como um todo, que cresceu 0,5% e representa o 11º mês consecutivo de alta nas vendas dos supermercados brasileiros.

No acumulado do ano até abril, as vendas dos supermercados brasileiros cresceram 3,3% em termos reais, resultado superior ao verificado no Varejo como um todo, que apresentou crescimento na ordem de 1,9%.

“Este foi o segundo ano consecutivo de crescimento nas vendas dos supermercados brasileiros no 1º quadrimestre; neste ano com maior dinamismo que em 2022, em que houve crescimento de 0,1%”, avalia o economista.

Por região, oito dos 12 Estados e Distrito Federal pesquisados, registraram crescimento das vendas nos supermercados neste início de ano, a se destacar:

  • Ceará (+16%),
  • Espírito Santo (+7,1%) e
  • Rio de Janeiro (+5,4%).

Por outro lado, os estados que registraram as maiores quedas foram:

  • Paraná (-2,7%),
  • Goiás (-1,8%)
  • Rio Grande do Sul (-0,6%)
Por Publicado em: 16 de junho de 20230 Comentários