Resultados de 2024: a excelência da Escola ASSERJ
O ano de 2024 trouxe excelentes resultados para a Escola ASSERJ, consolidando sua atuação como referência em capacitação para o setor supermercadista. Com mais de 2.000 inscritos e 1.441 participantes efetivos, sendo que dessas participações, muitas representaram dezenas de colaboradores que assistiram às aulas, pelo Zoom, em auditórios das filiais de supermercados. O que significa uma audiência ainda maior.
Assim, a Escola demonstra capacidade de atender às demandas de formação dos profissionais, oferecendo mais de 20 turmas de cursos especializados. Alguns treinamentos foram abertos ao público externo, dando assistência àqueles que desejam entrar no universo dos supermercados e democratizando o acesso à educação, uma das prerrogativas da Escola ASSERJ.
Dentre os mais procurados, destaque para os cursos de “Higiene e manipulação de alimentos”, “Boas práticas de produção no açougue” e “Panificação”, além de palestras sobre segurança alimentar e rotulagem realizadas em parceria com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio).
Outra parceria de sucesso reuniu a ASSERJ e a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, da Secretaria do Consumidor (SEDCON), na “Capacitação em defesa do consumidor e práticas de fiscalização”. Dirigido a gerentes, supervisores de lojas e líderes do varejo, o treinamento contou com 30 participantes das maiores redes de supermercados fluminenses, que acompanharam atentamente a aula ministrada pelo advogado Alessandro Carracena, que apresentou conceitos, normas, termos e prazos importantíssimos para atuação de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
A satisfação geral com os treinamentos alcançou impressionantes 99%, evidenciando a qualidade e a relevância dos conteúdos. Motivo de orgulho para o presidente da Associação, Fábio Queiróz, que sempre ressaltou a importância da formação continuada para entregar a melhor experiência de compra com foco no atendimento ao cliente e na segurança alimentar.
Depoimentos de participantes refletem a eficácia dos cursos. Carlito Fonseca, do SuperKibarato, elogiou o curso “Noções básicas de supermercados” de forma entusiástica: “Todos os tópicos foram bem claros e ajudaram a dar um norte aos iniciantes”. Bruno Fernandes, do Bramil Supermercados, também destacou a importância dos conteúdos abordados: “O curso apresentou todo o processo, desde a chegada do produto no supermercado até a mesa do cliente. Ajuda o colaborador a realizar um trabalho de excelência para servir bem o cliente”.
Ao mesmo tempo em que atua na capacitação de quem está na linha de frente dos supermercados, a Escola ASSERJ também propicia a formação dos colaboradores internos.
O programa “Imersão no Varejo”, ministrado pela consultora Walquyria Majeveski, composto por seis módulos, reuniu toda equipe, e o time de comunicação também teve a oportunidade de conferir os conceitos apresentados durante visita à filial Abelardo Bueno do Supermercados Mundial.
Todos os Asserjianos passam por treinamentos específicos dependendo da área de atuação de modo a atender cada vez melhor os associados e gerar conteúdos relevantes para o setor supermercadista.
Em paralelo, as gestoras da ASSERJ aperfeiçoam conhecimento e habilidades na Trilha de Desenvolvimento de Lideranças. Em oito encontros, o facilitador Fredy Figner, psicólogo clínico e organizacional, apresentou conceitos de inteligência emocional para lidar com diferentes perfis e apoiar a tomada de decisões estratégicas.
De acordo com o presidente Fábio Queiróz, “esse compromisso com o aprendizado e a inovação reflete a visão de uma organização que valoriza o capital humano como seu maior ativo”
E sem querer dar spoiler podemos garantir que teremos novidades para 2025 como informa a gerente de Gente e Gestão da ASSERJ, Michelle Rodrigues. “A Escola ASSERJ irá oferecer novos serviços para aproximar ainda mais o associado de nós. Queremos mais calor humano, olho no olho, mais trocas e interações”, revela.