Floresta Supermarket dá passo ousado e reinaugura loja em Volta Redonda com tecnologia de IA

Uma das lojas mais tradicionais do Floresta Supermarket acaba de entrar no século XXI. A unidade do bairro Retiro, em Volta Redonda, foi oficialmente reinaugurada nesta quinta-feira (26) com estrutura completamente modernizada, festival de ofertas e um reforço inédito em tecnologia. O destaque vai para o uso de inteligência artificial (IA) em diversas etapas da reforma — da escolha das cores ao novo planograma de exposição dos produtos.

Com mais de 40 anos de história, a loja localizada na Avenida Sávio Gama passou por sua maior reforma desde a inauguração. O espaço de 1.300m² foi totalmente revitalizado, contando agora com ar-condicionado digital de última geração, novos equipamentos em todos os setores, padaria reestruturada e layout repensado para tornar a experiência de compra mais fluida e agradável.

Segundo Alexandre Leal, CEO do Floresta Supermarket, o investimento marca uma nova fase da marca na cidade. “Hoje é um dia muito especial. Estamos reinaugurando uma loja que tem um papel importantíssimo no Retiro e que há mais de 10 anos não passava por uma reforma. Trouxemos essa unidade para o século XXI, com um açougue exclusivo da Perdigão — o único da região —, um Hortifruti de alta qualidade e preços competitivos. Estamos trabalhando com 13 mil itens, em um ambiente moderno, com 150 empregos diretos e pelo menos outros 100 indiretos. Queremos dobrar as vendas, porque acreditamos no potencial ainda não totalmente explorado dessa loja.”

Entre as inovações adotadas, a inteligência artificial teve papel central. A tecnologia foi usada para determinar o padrão de cores das seções da loja e também na criação do novo planograma, otimizando a exposição de produtos, facilitando a reposição e reduzindo as chances de ruptura.

“Aos poucos estamos automatizando tarefas rotineiras e deixando para o time humano o que realmente faz diferença: relacionamento, negociação e atendimento. A IA nos ajuda a padronizar o que pode ser padronizado, com foco total em eficiência e resultado”, destaca Leal.

Além da modernização estrutural, a loja passou a contar com nove caixas tradicionais, quatro self-checkouts e 13 caixas, sendo seis de atendimento rápido, acompanhando as principais tendências do varejo mundial.

De acordo com Ronildo Novato, diretor comercial do Floresta Supermarket, a padaria reformada também promete ser um diferencial. “Mudamos tudo: desde os balcões até a retaguarda. Trouxemos profissionais qualificados e remodelamos todo o mix de produtos, com itens premium e mais variedade em todas as categorias. O Retiro é o bairro mais populoso de Volta Redonda — quase uma cidade dentro da cidade —, e essa loja precisava de uma estrutura à altura.”

O novo espaço também conta com estacionamento para 50 veículos e foi pensado para receber um novo público, além dos clientes tradicionais.

“Foi a reforma mais robusta da história do grupo. O sucesso da reinauguração, com longas filas desde a manhã, é reflexo direto do que entregamos: uma loja moderna, acessível, com variedade, qualidade e, claro, os melhores preços”, conclui Novato.

Ainda de acordo com o executivo, a expectativa da rede é ampliar o faturamento da unidade e seguir com o plano de modernização de outras lojas do grupo.

Açougue exclusivo Marfrig é um dos destaques da nova loja

Um dos grandes destaques da nova fase da unidade é, sem dúvida, o açougue Marfrig, implantado em parceria com uma das maiores companhias de proteína animal do mundo.

Segundo Ulisses Merati, gerente regional da Marfrig no Rio de Janeiro, o projeto representa um marco na relação comercial entre as duas empresas:

“Estamos aqui no Floresta do Retiro, nessa reinauguração que é muito especial para nós. A parceria com o Supermarket já caminha para três anos com o programa do nosso açougue — um relacionamento sólido, baseado em trabalho, organização e visão de um açougue 360. Aqui, os clientes encontram tudo: bovinos, suínos, aves, linguiças e todos os produtos ligados ao universo da carne. É um projeto que representa muito para a Marfrig e para a rede.”

Além da estrutura e variedade, a operação do açougue Marfrig conta com um forte trabalho de capacitação das equipes, como explica Evandro Gabriel, supervisor nacional do Açougue  Montana Perdigão:

“Nosso time de trade marketing cuida de toda a comunicação visual, mas o trabalho vai além: oferecemos treinamentos constantes, desde a gestão até o assistente de açougue. A ideia é manter sempre um layout atrativo, bonito, com foco na satisfação do cliente e na saúde do negócio — aumentando vendas e reduzindo perdas.”

A ASSERJ deseja sucesso e ótimas vendas ao Supermarket!