Projeto Gôndola Certificada garante qualidade e pureza do café no varejo

Projeto Gôndola Certificada garante qualidade e pureza do café no varejo

O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, mas nem sempre os consumidores sabem o que estão levando para casa. Muitas vezes, o produto que está na gôndola pode não ser puro, ou ter uma qualidade inferior ao que se espera. Para evitar esse problema, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou o Projeto Gôndola Certificada, que visa organizar e segmentar a oferta de café no varejo, garantindo a qualidade e a pureza dos produtos.

O projeto é uma iniciativa da ABIC em parceria com os varejistas, que se comprometem a oferecer apenas cafés que tenham o selo de pureza e qualidade da associação. Esse selo é obtido por meio de um rigoroso controle, que envolve análises laboratoriais e sensoriais dos produtos, além de auditorias nas indústrias e nos pontos de venda. O objetivo é assegurar que o consumidor receba um café puro, sem misturas ou adulterações, e que atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pela ABIC.

A iniciativa também promove a segmentação da gôndola por categorias de cafés, que são: Tradicional, Superior, Gourmet e Especial. Cada categoria tem características específicas de sabor, aroma, corpo e acidez, que atendem a diferentes perfis de consumidores. A segmentação facilita a escolha do consumidor, que pode optar pelo café que mais lhe agrada, e estimula as vendas, pois aumenta o valor percebido do produto.

Além disso, o Projeto Gôndola Certificada traz benefícios para o varejista, que passa a ter uma gôndola mais organizada, atrativa e rentável. O varejista também ganha segurança jurídica, pois evita a comercialização de produtos que possam estar em desacordo com a nova Portaria SDA 570, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que torna o varejista corresponsável pela qualidade e pureza do café.

O Projeto Gôndola Certificada já está sendo implementado em diversas redes de supermercados pelo Brasil, e tem recebido elogios dos consumidores, que percebem a diferença na hora de comprar e degustar o seu café.

Por Publicado em: 4 de dezembro de 20230 Comentários