Projeções do varejo para 2024 apostam alto em Inteligência Artificial

Carrinho de Supermercado
Em meio a explosão dos atacarejos, redes de supermercados precisaram otimizar suas estratégias com retail media e outras armas com alto poder de exposição

Quem acompanhou a NRF 2024, nos Estados Unidos, observou uma crescente onda de opiniões positivas sobre o uso de inteligência artificial para o setor supermercadista. Mas, segundo o IBEVAR, essa ‘onda’ não é modismo e sim uma tendência que deverá ser confirmada ainda em 2024.

Em meio ao crescimento das redes de atacarejo, os supermercados precisarão se reinventar nesse período, e na visão do professor Claudio Flisoni de Angelo, da FIA Business School, uma soma de fatores pode trazer para mais perto do centro das discussões o uso da inteligência artificial e do retail media.

Na avaliação trazida pela IBEVAR, o cenário varejista para 2024 traz a expansão do conceito ‘atacarejo’. Em contrapartida, os supermercados passarão por uma remodelagem em seu formato, otimizando o espaço e oferecendo outros serviços para elevar o nível do Customer Experience da marca.

“Os hipermercados perderam espaço para as lojas de proximidade e, por outro lado, de modo geral, trata-se de uma operação com custos mais elevados. Os atacarejos assumiram o perfil de operações centradas em redução de custos e passaram a ocupar o espaço dos hipermercados. Muitos deles, inclusive, foram convertidos em modelos de atacarejos”, avalia Claudio Felisoni, que também é presidente da IBEVAR, para o portal SuperVarejo.

Algumas marcas no Rio de Janeiro como o Zona Sul, Supermarket e Prezunic, vêm pensando em uma nova forma de se apresentar aos consumidores, apostando em espaços mais compactos e intimistas, além da gama de serviços que esses estabelecimentos podem oferecer.

“No varejo, de tempos em tempos, precisamos ajustar o modelo de loja e sua operação para um novo contexto do consumidor e do mercado. O interessante disso é que abre espaço para novas propostas de mix de produtos, espaço físico de loja, preço e proximidade”, afirma o professor do Núcleo de Varejo da ESPM, Artur Motta.

É por meio das aquisições entre as empresas do varejo supermercadista que a adição da Inteligência Artificial e do retail media impactarão toda a relação do mercado. “As grandes redes estão falando sobre retail media, uma das tendências do varejo apresentadas na NRF. Trata-se de uma nova oportunidade para grandes redes, com alto poder de penetração na população e de exposição de marcas”, completa Motta.

O uso da Inteligência Artificial tem sido presente para algumas marcas, o Prezunic e o Zona Sul adotaram o uso de pagamento por reconhecimento facial, enquanto outras redes como Grupo Pão de Açúcar e Supermarket ja fazem o uso de Self Checkout. 

Mundial tem IA em seu CRM

Seguindo a tendência do uso da Inteligência Artificial, a rede de supermercados Mundial apostou no seu uso durante a Black Friday de 2021, mirando a fidelização dos clientes com foco em oferecer soluções criativas.

O programa “Meu Mundial” usa da Inteligência Artificial para personalizar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente, aproximando o público da marca por meio de seu Customer Experience. Segundo dados do próprio Mundial, cerca de mais de 2 milhões de clientes foram cadastrados.

“A entrada do Supermercados Mundial na era da inteligência artificial não é apenas uma mudança técnica, mas uma transformação completa na forma como os clientes interagem com o supermercado. Com a implementação da IA nos processos, especialmente por meio do programa “Meu Mundial”, conseguimos detectar a personalidade, hábitos e preferências dos nossos clientes. Analisamos o comportamento de cada um e conseguimos proporcionar ofertas que tenham sinergia com o que ele procura”, explica Ana Carolina Diniz, coordenadora de CRM da marca. 

O aplicativo funciona de maneira inteligente ao perceber a movimentação rotineira do cliente, quais são os dias favoritos em que ele realiza as compras, sua sazonalidade, sua frequência e com isso envia ofertas exclusivas com os principais produtos, de maneira personalizada, para ele, sendo mais assertivo nas promoções.

Supermercadista, é oficial! O IA pode e deve ser um grande aliado no seu negócio!

Por Publicado em: 28 de fevereiro de 20240 Comentários