Muito além dos pontos: como o programa de fidelidade se torna aliado estratégico dos supermercados?

Com a alta nos preços dos alimentos impactando em maior medida o bolso dos brasileiros, cresce novamente o interesse por alternativas que ajudem a economizar nas compras. Uma das principais estratégias buscadas pelos consumidores são os programas de fidelidade oferecidos pelos supermercados. Segundo a nova pesquisa “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, 66% dos entrevistados afirmam participar dessas iniciativas – desse total, 60% já fazem parte de dois ou de até mesmo quatro programas.
O levantamento realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, aponta os principais benefícios considerados pelos consumidores ao aderirem a programas de fidelidade. As milhas aéreas lideram a preferência, mencionadas por 60% dos respondentes, seguidas por descontos (54%) e acesso a promoções exclusivas (42%).
“Os programas de fidelidade assumem um papel cada vez mais estratégico ao oferecerem alívio real ao orçamento das famílias, permitindo que os consumidores preservem hábitos de consumo essenciais”, explica Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer (CMSO) da Neogrid. “Ao mesmo tempo, se tornam ferramentas de retenção e um canal de conexão entre marcas e clientes, fortalecendo vínculos por meio de benefícios recorrentes e alinhados às necessidades do dia a dia.”
Além do planejamento
O estudo Neogrid/Opinion Box reforça que o planejamento é fundamental para influenciar na decisão de compra: 68% dos consumidores afirmam que organizam suas compras com base em promoções e descontos oferecidos por programas de fidelidade. Esse comportamento evidencia a importância de uma comunicação clara, antecipada e alinhada às expectativas do público, especialmente em um cenário de alta sensibilidade ao preço.
Para apoiar varejistas e indústrias na obtenção de melhores resultados com ações promocionais, a Neogrid disponibiliza o PROMOTrade, uma solução que garante controle total sobre as ativações no ponto de venda. “Com essa plataforma, é possível direcionar os investimentos de forma mais estratégica, potencializando o ROI e a eficiência das campanhas, com ofertas massivas, segmentadas ou personalizadas, alinhadas ao sortimento e ao abastecimento da indústria e do varejo”, diz Christiane.