Produtos de limpeza cresceram 11,4% no primeiro quadrimestre de 2024

Setor de Limpeza
O crescimento é impulsionado por itens de limpeza multiuso, amaciantes e desinfetantes

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, com base na Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, apontou que a fabricação de produtos de limpeza acumulou uma alta de 11,4% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2023.

Segundo a Abirpla, a alta foi impulsionada por itens como multiuso de limpeza, amaciantes e desinfetantes. “Acredito que uma das explicações para o bom desempenho do setor em 2024 seja a estabilização dos preços de insumos para a indústria. Segundo o INPC, neste ano, o setor acumula uma deflação de 1,36%. Se levarmos em conta os últimos 12 meses, a queda é de 2,57%. Ou seja, os produtos de limpeza estão mais baratos ao consumidor”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

De acordo com o relatório da Confederação Nacional da Indústria, CNI, o setor químico tem sido responsável por 16% de todo o investimento em inovação da indústria brasileira. “Esse investimento se dá, prioritariamente, em ações que otimizam o uso de recursos naturais na produção e distribuição de saneantes, e no constante fluxo de lançamentos de produtos de limpeza, seja por meio de novas fórmulas, embalagens ou linhas inéditas de produtos”, explica Engler.

Por Publicado em: 11 de junho de 20240 Comentários