Prezunic espera vender 150 toneladas de peixe até o fim da Quaresma
O Prezunic espera aumentar em 20% o volume de vendas de pescados durante a Quaresma deste ano, em relação a 2018, quando foram vendidas 125 toneladas de peixes. As espécies preferidas pelos cariocas são bacalhau, polaca, tilápia e merluza. Os preços variam de R$ 15,90, pela polaca; a R$ 79,99, o quilo do bacalhau.
Nos quarenta dias de Quaresma, período que antecede a Páscoa, católicos costumam fazer penitência. A mais comum entre os fiéis é não consumir carne vermelha, comportamento que reflete o aumento da venda de pescados.
Além de uma opção durante a Quaresma, consumir peixe com regularidade é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere o consumo de 12 quilos ao ano. O brasileiro come, em média, nove quilos anualmente, estando abaixo da média.
Os peixes disponíveis no Prezunic são originários de vários locais do país e do mundo. A tilápia é cultivada no Rio de Janeiro. Entre os importados estão a merluza, da Argentina; a polaca e o panga, da China, e o salmão, do Chile.
Peixes de água doce fazem muito sucesso na Quaresma, mas nenhum supera o bacalhau, famoso por sua versatilidade e seu sabor. Importado da Noruega e de Portugal, o produto congelado e dessalgado é vendido nas opções de 500g a 1kg (lombo ou posta). O preço médio é de R$ 86,38 o quilo, variando entre R$ 39,99 e R$ 159,99. Há, ainda, as versões salgadas “Saithe”, com preços a partir de R$ 24,99, e “Porto Mohua”, a partir de R$ 54,99.
O gerente comercial de Perecíveis do Prezunic, Rodrigo Marcelino, afirma que a ideia é atender os mais variados públicos, com opções de sabores, preços e tamanhos de embalagens que variam de 250kg a 1kg.
“Os filés de salmão são oferecidos em porções menores, perfeitas para quem mora sozinho. Priorizamos uma compra de pescado diversificada a fim de agradar a todos os tipos de paladar e bolsos dos nossos clientes. Estaremos com encartes exclusivos de pescados no período da Quaresma, incluindo receitas. Também iremos explorar as mídias sociais com os vídeos “Toque do Chef”, que trazem muitas opções de pratos”, afirma Marcelino.