Prevenção de Perdas: scanner promete diminuir prejuízo no FLV

Scanner de FLV
Aparelho promete resolver uma das piores dores de cabeça dos supermercadistas

Um dos setores mais atingidos pelas perdas de alimentos, o FLV (Frutas, Legumes e Verduras), tem atraído cada vez mais a atenção dos supermercadistas e de empresas que buscam ferramentas para auxiliar o setor. Agora, a empresa britânica OneThird desenvolveu um scanner capaz de reduzir em até 40% as perdas desses produtos.

A tecnologia usa algoritmos específicos responsáveis por avaliar o nível molecular dos alimentos e estimar a sua durabilidade antes de não ser mais própria para o consumo. Isso acontece devido a cada alimento do FLV possuir uma ‘impressão digital’ molecular única, sempre deixando evidente ao consumidor o seu nível de aproveitamento ou apodrecimento.

“Eu mergulhei e observei os desafios da cadeia de abastecimento alimentar”, revelou Marco Snikkers, fundador e CEO da OneThird, e um dos incentivadores do departamento de tecnologia e engenharia alimentar da companhia responsável pela criação do scanner.

Ao jogar a luz do scanner sobre uma fruta, os algoritmos dele identificam os níveis específicos de água, açúcares e outros compostos, inclusive etílicos e álcoois. Com essas variáveis, a tecnologia consegue estimar em até quantos dias aquela fruta estará própria para o consumo. Permitindo que os fornecedores e varejistas atuem de forma estratégica.

É a tecnologia atuando a favor do setor. E você, supermercadista, está de olho nessas inovações e como elas podem ser aplicadas ao seu negócio?

Por Publicado em: 20 de maio de 20240 Comentários