Presidente da ASSERJ defende personalização para garantir uma boa experiência do cliente

PwC
Fábio Queiróz participou do Consumer Talks, na PwC Rio de Janeiro, sobre as tendências que estão revolucionando o varejo e o consumo no Brasil

Nesta quinta-feira (6), o vice-presidente da ALAS e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, falou sobre tendências do varejo supermercadista ao lado de Luciana Medeiros e Giancarlo Chiapinotto, lideranças da PwC, e do sócio-fundador e COO na Reserva, Jayme Nigri Moszkowicz.

Depois da apresentação da pesquisa realizada pela PwC, em parceria com o Instituto Locomotiva, com foco nos consumidores das classes C, D e E, Fábio Queiróz compartilhou insights e estratégias valiosas para impulsionar vendas. Queiróz defendeu a individualização de ofertas e promoções com base nos hábitos de consumo dos clientes capturados pelo CRM: “Dados não são o novo petróleo, mas saber o que fazer com eles é o Santo Graal”. Ele recomenda três pilares essenciais para o sucesso do negócio: CRM, cultura e análise de dados e estabilidade econômica.

O presidente também destacou a importância da regionalização: “Existem supermercados em todos os rincões do país e é um desafio permanente abastecer a população respeitando regionalidades, tradições locais e momentos econômicos. Sortimento é local e o varejo precisa respeitar isso. O hábito alimentar de cada região tem que ser levado em conta”, afirmou.

Nesse ponto, Queiróz falou sobre a reforma tributária e o esforço de estabelecer a lista de produtos da cesta básica nacional com alíquota zero, que já causou polêmica por incluir itens sofisticados como lagosta, por exemplo.

Ele ainda lembrou do tempo da pandemia e de como os supermercados rapidamente se adaptaram às normas sanitárias, inclusive com modificação das lojas para se adequarem às exigências. “Não ficamos um único dia sem atender à população com todos os cuidados necessários de proteção para funcionários e clientes. Nós fomos o primeiro setor que estipulou o protocolo de segurança, em parceria com a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, que serviu de base para os demais”, disse.

Para concluir, os participantes quiseram saber como seria o varejo supermercadista no futuro. “O supermercado do futuro é aquele que contará com as tecnologias já existentes no presente, mas que ganharão escala e gosto do consumidor”, previu.

Organizado pela PwC Brasil, em parceria com o Instituto Locomotiva, o Consumer Talks foi realizado na PwC Rio de Janeiro, no Edifício Manchete, na Glória.

Por Publicado em: 6 de junho de 20240 Comentários