Presidente da ASSERJ abre o Estética in Rio com palestra sobre supermercados do futuro

estética in rio
Fábio Queiróz abordou a presença do nutricionista dentro dos supermercados e como isso pode impactar positivamente a rotina alimentar dos consumidores, além de aquecer as vendas 

Aconteceu, no ExpoMAG, no centro da cidade do Rio de Janeiro neste sábado (22), mais uma edição do Estética in Rio, que contou com diversos expositores de saúde, beleza e nutrição. Entre tendências apontadas para o setor e uma boa quantidade masterclass de técnicas para trabalhos estéticos, os visitantes puderam entender o universo que engloba a saúde e o bem-estar. O evento ocorre nos dias 22, 23 e 24 de junho.

Fátima Facuri, uma das idealizadoras do congresso voltado para nutrição no Estética in Rio, abriu o painel Nutri in Rio, “É com grande prazer que realizamos esse evento, com mais de 150 marcas do setor de saúde e bem-estar”, afirmou.

O primeiro convidado da manhã de sábado, foi o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz. Emocionado, exaltou a realização do evento e, em especial, os temas que colocam a saúde alimentar no centro das discussões.

“Estou muito feliz por abrir esse congresso. Estou aqui a convite de amigos queridos em minha trajetória e pela importância que o evento traz para a sociedade. Eu agradeço à Fátima por ter me proporcionado a imensa alegria de estar com vocês hoje”, afirmou Fábio Queiróz, em seu discurso.

Pelos corredores do ExpoMAG novos produtos e workshops são oferecidos aos visitantes, e no segundo andar, dois grandes auditórios reunirão, pelos próximos dias, especialistas do setor e de outros segmentos que se preocupam com a saúde e o bem-estar.

“Essa é a minha quinta vez no evento, e eu venho sempre com muita alegria porque o Estética in Rio oferece uma gama de novidades e conhecimento para o público”, comentou, Ana Beatriz Silva, 28, cosmetóloga.

Nutricionista no supermercado do futuro

 

Fábio Queiróz abriu o discurso da apresentação sobre o supermercado do futuro destacando a importância dos nutricionistas no hall de serviços oferecidos pelo setor supermercadista, “na ASSERJ, nós nos antecipamos a essa demanda e criamos o grupo de Alimento Seguro, onde debatemos soluções para o bem-estar alimentar e não apenas sobre as regras sanitárias”, afirmou.

Essa informação teve uma repercussão positiva entre os nutricionistas presentes na conferência, “seria muito importante que houvesse a presença desse profissional nos supermercados, indicando uma compra mais personalizada e, consequentemente, mais nutricional”, destacou Maria Fernanda Pio, nutricionista esportiva.

Para Fábio, todo esse processo moderno no varejo alimentar é casado com a oferta de valor para o novo consumidor, “o slogan do Walmart é ‘É pagar menos. É viver melhor’”, afirmou o executivo, “eles alinham a oferta de preço com a oferta de valor, e isso faz com que eles continuem sendo o maior nome entre os supermercados”, completou.

Uma nova proposta de valor pode impactar positivamente as vendas da filial. Em números trazidos por Queiróz, 90% dos clientes que adentram as lojas podem ser identificados, facilitando a oferta a esse nicho de consumidores e sendo mais assertivo nas vendas. Outro case citado pelo presidente foi o ‘Supermarket Blue’, em que a loja destina um espaço para produtos voltados ao bem-estar alimentar atendendo o perfil do seu público.

“Cada vez mais estamos vendo gôndolas voltadas para alimentação saudável. Isso veio para ficar, não é apenas tendência”, afirmou. O setor supermercadista do Rio de Janeiro ainda conta com o reforço de ser considerado o estado mais aberto à ideia de novas práticas saudáveis para nutrição.

Experiência de compra

Durante a palestra, a experiência de compra foi abordada por Fábio Queiróz como um dos grandes pontos de avanço no varejo alimentar. A melhoria promovida pelos supermercadistas não deve se reservar apenas no guichê dos caixas, principalmente, com o avanço dos self-checkouts.

“Supermercados reúnem possibilidade de compra, de experiência, de memórias de afetos. Mas, o que as pessoas não gostam é da experiência ruim de compra, filas longas, escassez de produtos”, afirmou Queiróz, defendendo a importância da melhoria de toda a jornada do cliente.

Um dos pontos trazidos pelo executivo é a tecnologia de “Lift & Learn”, em que o consumidor recebe informações importantes sobre o produto ao retirá-lo da gôndola, e o lojista terá dados cruciais para alimentar um CRM (Gestão de informações de clientes) para vendas recorrentes. A novidade é tratada como uma importante ferramenta de autosserviço.

Diana Neves, 37, nutricionista, acredita que essas informações de autosserviço podem incentivar o consumo de alimentos saudáveis, “Serve para comparar um produto com outro, e ocasionalmente, melhorar o consumo saudável”, disse.

Segundo Fábio Queiróz, o supermercado do futuro será aquele em que aliará facilidades com a procura de um bem-estar, “Os anúncios também caminharão por esse rumo, explorando a publicidade através do retail media. Uma campanha publicitária dentro do Ponto de Venda tirando o poder da televisão, e levando a televisão também para dentro do supermercado”, explicou.

Enfatizando que a busca pelo bem-estar também estará, cada vez mais, dentro do consumo diário do brasileiro. Uma vez que, o cardápio alimentar brasileiro, é considerado um dos melhores do mundo, segundo apontou levantamento Bloomberg Healtiest Country Index.

Por Publicado em: 22 de junho de 20240 Comentários