Preço da mercearia básica volta a subir no final de 2022, segundo estudo da Scanntech

Segundo estudo anual da Scanntech, os meses de março e abril de 2022 apresentam os maiores aumentos em produtos da mercearia básica, proporcionando posteriormente fortes quedas entre agosto e setembro.

Do mesmo modo, como a média das cestas, a mercearia básica também volta a elevar-se em dezembro, puxada principalmente pelo aumento do arroz, feijão e do óleo que juntos foram responsáveis por 84% do aumento do preço total da mercearia básica. Já o leite, que havia sido o grande vilão da inflação da mercearia básica em março, apresentou deflação em dezembro, registrando, uma redução de 3% conferindo com o mês anterior, novembro de 2022. Já comparando dezembro de 2022 com dezembro de 2021 a mercearia básica registrou um aumento de 14,1%.

“Depois de 4 meses de trégua, em dezembro voltamos a ter uma alta dos preços nos itens mais essenciais da alimentação dos brasileiros como o arroz, o feijão e o óleo. O aumento contra novembro de 2,8% foi significativo e acima da média dos demais itens”, analisa Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Sobre a Scanntech

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 800 colaboradores em mais de 5 países. No Brasil a plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 30 mil lojas, incluindo 400 das top 500 redes do País e processando R$ 550 bilhões de reais ticket a ticket. www.scanntech.com.br

Por Publicado em: 6 de fevereiro de 20230 Comentários