Preço da baunilha influenciará tendência do mercado confeiteiro

bolo-em-armario-de-vidro-cortado-em-pedacos-vendido-em-uma-cafeteria
Uma das especiarias mais procuradas no mercado confeiteiro pode encarecer nas prateleiras de supermercados em 2024.

O mercado confeiteiro brasileiro receberá uma mudança nas suas perspectivas para 2024, impulsionada pelo preço da baunilha, considerada uma das especiarias mais caras do mundo e que vem conquistando espaço para produção no cerrado brasileiro.

Segundo o ‘O Globo’, a cada mês a baunilha tem atraído inúmeros produtores que apostam alto na exportação das favas e no mercado interno. O ingrediente é obtido a partir de uma trepadeira da família das orquídeas e sua produção é bem específica, dependendo de variações como clima e solo.

A especiaria é demandada pela indústria alimentícia, perfumaria e farmacêutica, e está presente no mercado confeiteiro, principalmente, para produção de bolos, tortas e outros alimentos que pedem o uso do ingrediente em forma in natura ou como essência.

A grama da baunilha é negociada entre R$ 3,00 e R$ 5,00, “Há uma demanda grande, e o Brasil tem potencial para crescer nesse mercado”, aponta Luciano de Bem Bianchetti, pesquisador de recursos genéticos e biotecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para o ‘O Globo’. 

Apesar do Brasil ser o país com a maior diversidade na produção de baunilhas, são cerca de 35 a 40 espécies com 15 frutos aromáticos e três com valor comercial. Segundo a Embrapa, os preços da baunilha têm flutuações significativas no mercado internacional, o que deve afetar diretamente o comércio

Para não solar o bolo

Segundo a Amorix Alimentos, a influência do preço da baunilha vai ditar algumas mudanças nas tendências para 2024. Os principais produtos para o mercado confeiteiro precisarão ser reavaliados devido as mudanças climáticas

Será um ano com maior investimento em bolos com menos açúcar, a conhecida ‘confeitaria saudável’, que acabou ganhando destaque em 2023, deverá liderar em 2024.

Uma outra tendência apontada será o uso de ingredientes locais e sazonais, refletindo na produção de sobremesas, com chefs e confeiteiros usando produtos frescos e da estação.

Segundo a avaliação da Amorix, as tendências vem acompanhando as mudanças nas preferências dos consumidores e a busca por preços amigáveis nos supermercados.

Por Publicado em: 23 de janeiro de 20240 Comentários