Posicionamento: O que sua marca está comunicando?

“Posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa”. A frase do especialista em marketing Philip Kotler explica bem a função do posicionamento de mercado na construção da imagem da empresa aos olhos do consumidor. Segundo dados do Serasa, foram criadas mais de 580 mil empresas só no primeiro trimestre de 2017, número que só tende a crescer com o passar dos anos. Em meio a tantos nomes, logomarcas e valores, uma coisa é certa: a sua empresa precisa se diferenciar em meio a um mercado competitivo. Mas como fazer isso?

É aí que entra a função do posicionamento de mercado. Para o consultor de varejo Glaicon Emrich: “Quando a estratégia e a comunicação são claras e assertivas, a imagem da marca refletirá a sua boa reputação junto ao público consumidor, o que gera mais confiança. Clientes que tem as suas necessidades atendidas em determinado estabelecimento terão mais fidelidade a este local. E é através do posicionamento de mercado que as marcas traçam estratégias para atrair o seu público-alvo, em função de suas expectativas, desejos e necessidades dos clientes”, explica o especialista.

“Clientes que tem as suas necessidades atendidas em determinado estabelecimento terão mais fidelidade a este local.”

Segundo o consultor, como o mercado é vasto e abastecido de diversos tipos de produtos, serviços e clientes, é necessário primeiramente determinar o segmento de atuação de cada marca, assim como o público-alvo e as ações de marketing que serão direcionadas para essa audiência. Através de uma estratégia bem definida, são segmentadas também as campanhas de marketing, de forma que o público sinta-se diretamente atingido pela comunicação e estimulado a consumir ou visitar o estabelecimento.

Quando o assunto é posicionamento de mercado, até o menor dos detalhes comunica a essência da empresa. Desde a localização dos estabelecimentos, tipos de produtos e serviços oferecidos, ambientação e comportamento de colaboradores até o mark up praticado nos preços dos produtos: todas essas ações são importantes e não podem ficar de fora da estratégia, já que compõem o branding necessário para o sucesso do negócio.

“O preço, por exemplo, é um importante fator que determina o posicionamento no mercado.”

O preço, por exemplo, é um importante fator que determina o posicionamento no mercado.  Algumas empresas desejam passar uma imagem de preços baixos, outras trabalham o posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos e mais serviços aos clientes, levando em conta o status como ferramenta principal na aquisição dos produtos”, comenta Glaicon.

REDE HORTIFRUTI: APOSTA EM HISTÓRIAS DO PASSADO

Em 2019 a rede Hortifruti buscará estratégias para o futuro através do resgate de histórias do passado. Fabiana Castro, diretora de marketing da Hortifruti, diz que a rede buscará uma conexão especial com todos os que se relacionam com a marca “Queremos resgatar os valores da marca para todos, desde os nossos funcionários, produtores e fornecedores até os nossos clientes”, revela.

Nós somos uma rede especialista em produtos frescos. Nas nossas lojas valorizar o carinho e o cuidado com o que vem da natureza fica claro para os nossos clientes”

Para fidelizar e manter a marca viva na mente dos consumidores, a Hortifruti realiza disparos de comunicados para os clientes e funcionários internos. A rede acredita que a clareza na transmissão do posicionamento é fundamental para conquistar um espaço cativo no coração dos clientes. “Nós somos uma rede especialista em produtos frescos. Nas nossas lojas valorizar o carinho e o cuidado com o que vem da natureza fica claro para os nossos clientes”, destaca Fabiana.

Desde a ambientação do espaço, que prioriza frutas e verduras, até a proposta de valor “Por uma vida mais natural”, todas as lojas são pensadas para transmitir o posicionamento da marca. As mídias digitais também não ficam de fora, e as páginas nas redes sociais são constantemente atualizadas seguindo o padrão da rede.

Matéria publicada na revista Super Negócios

Por Publicado em: 29 de janeiro de 20190 Comentários