Por que os ovos de Páscoa são vendidos em parreiras?

Homem suspende ovos de Páscoa nas parreiras
Na única época do ano em que o chocolate ganha protagonismo nas vendas, os ovos de páscoa sempre despertaram a curiosidade do consumidor ao serem expostos pendurados

Os ovos de Páscoa são o carro-chefe das celebrações católicas da Semana Santa e, tradicionalmente, as guloseimas de chocolate são entregues no domingo, às crianças, mas também a quem quer ser presenteado com um pouco de doçura.

Mas por que pendurados?

Ao entrar em um supermercado somos convidados a passar por debaixo de uma parreira, seja ela grande ou pequena, repleta de ovos de Páscoa. Penduradas, como cachos de banana, eles estão servidos para sua retirada ser fácil e também para chamar os olhos das crianças para cima, mas por que?

Algumas gigantes dos chocolates como Nestlé e Lacta explicam que a disposição dos ovos é puramente técnica. Ou seja, garantir que os ovos não quebrem ou sejam perdidos nas prateleiras, assim pendurados, os consumidores têm mais cuidado ao pegarem os produtos, evitam o choque um no outro e ainda chamam a atenção das crianças e do público em geral.

Um outro fator é a dificuldade de deixar um ovo em pé. Diferente de Cristovão Colombo, as fábricas entendem essa dificuldade e colocam uma espécie de ‘banquinho’ para que ele fique sustentado sobre seu próprio peso e facilite na colocação das prateleira. Porém, os supermercados preferem mantê-los nas caixas em que vieram, por terem o seu próprio espaço definido.

Os supermercados têm ciência de que os ovos de Páscoa são sazonais, ou seja, têm um período específico para serem vendidos. Portanto, é muito mais válido montar parreiras temporárias ou alocá-los em caixas nos corredores para evitar a retirada de produtos de linha das gôndolas.

Ideia brilhante
Selecionados de ovos de Páscoa em parreiras

Selecionados de ovos de Páscoa em parreiras

Em uma reportagem da Época Negócios, de 2012, foi destacado que a incrível ideia de colocar os ovos de Páscoa em parreiras pode ter partido da mente brilhante do empresário Magim Rodriguez, ex-presidente da Lacta, nos anos de 1980.

Na época, o ex-presidente determinou que os diretores da Lacta visitassem os supermercados e vissem como os ovos de Páscoa e outros produtos estavam sendo expostos, e procurassem soluções para as prováveis perdas por quebras que existiam com o produto que é relativamente frágil.

Em uma rede varejista, Rodriguez recebeu a seguinte proposta: eles queriam realizar a maior venda de chocolates da companhia, mas não tinham espaços em suas filiais para isso, se o ex-dirigente resolvesse esse problema, receberia o pedido de compra.

Dentro da unidade das Americanas na Laranjeiras, Rodriguez percebeu o espaço entre o primeiro e o segundo andar: o teto! Pendurar os ovos de Páscoa no teto, otimizando espaço poderia ser uma solução. A ideia, que era genial na cabeça do empresário, pareceu não chamar a atenção dos consumidores num primeiro momento.

Entretanto, na sexta-feira santa, as parreiras de ovos de Páscoa foram expostas na calçada em frente à loja, e o resultado: sucesso total! Em questão de horas, os chocolates pendurados foram vendidos rapidamente. A criatividade de Magim Rodriguez perdura até os dias de hoje. No Brasil, as parreiras são de chocolates e não uvas. Viva a Páscoa.

Por Publicado em: 27 de fevereiro de 20240 Comentários