Por que os ovos de Páscoa são vendidos em parreiras?
Na única época do ano em que o chocolate ganha protagonismo nas vendas, os ovos de páscoa sempre despertaram a curiosidade do consumidor ao serem expostos pendurados
Os ovos de Páscoa são o carro-chefe das celebrações católicas da Semana Santa e, tradicionalmente, as guloseimas de chocolate são entregues no domingo, às crianças, mas também a quem quer ser presenteado com um pouco de doçura.
Mas por que pendurados?
Ao entrar em um supermercado somos convidados a passar por debaixo de uma parreira, seja ela grande ou pequena, repleta de ovos de Páscoa. Penduradas, como cachos de banana, eles estão servidos para sua retirada ser fácil e também para chamar os olhos das crianças para cima, mas por que?
Algumas gigantes dos chocolates como Nestlé e Lacta explicam que a disposição dos ovos é puramente técnica. Ou seja, garantir que os ovos não quebrem ou sejam perdidos nas prateleiras, assim pendurados, os consumidores têm mais cuidado ao pegarem os produtos, evitam o choque um no outro e ainda chamam a atenção das crianças e do público em geral.
Um outro fator é a dificuldade de deixar um ovo em pé. Diferente de Cristovão Colombo, as fábricas entendem essa dificuldade e colocam uma espécie de ‘banquinho’ para que ele fique sustentado sobre seu próprio peso e facilite na colocação das prateleira. Porém, os supermercados preferem mantê-los nas caixas em que vieram, por terem o seu próprio espaço definido.
Os supermercados têm ciência de que os ovos de Páscoa são sazonais, ou seja, têm um período específico para serem vendidos. Portanto, é muito mais válido montar parreiras temporárias ou alocá-los em caixas nos corredores para evitar a retirada de produtos de linha das gôndolas.
Ideia brilhante
Em uma reportagem da Época Negócios, de 2012, foi destacado que a incrível ideia de colocar os ovos de Páscoa em parreiras pode ter partido da mente brilhante do empresário Magim Rodriguez, ex-presidente da Lacta, nos anos de 1980.
Na época, o ex-presidente determinou que os diretores da Lacta visitassem os supermercados e vissem como os ovos de Páscoa e outros produtos estavam sendo expostos, e procurassem soluções para as prováveis perdas por quebras que existiam com o produto que é relativamente frágil.
Em uma rede varejista, Rodriguez recebeu a seguinte proposta: eles queriam realizar a maior venda de chocolates da companhia, mas não tinham espaços em suas filiais para isso, se o ex-dirigente resolvesse esse problema, receberia o pedido de compra.
Dentro da unidade das Americanas na Laranjeiras, Rodriguez percebeu o espaço entre o primeiro e o segundo andar: o teto! Pendurar os ovos de Páscoa no teto, otimizando espaço poderia ser uma solução. A ideia, que era genial na cabeça do empresário, pareceu não chamar a atenção dos consumidores num primeiro momento.
Entretanto, na sexta-feira santa, as parreiras de ovos de Páscoa foram expostas na calçada em frente à loja, e o resultado: sucesso total! Em questão de horas, os chocolates pendurados foram vendidos rapidamente. A criatividade de Magim Rodriguez perdura até os dias de hoje. No Brasil, as parreiras são de chocolates e não uvas. Viva a Páscoa.