Por que a Geração Z prefere os supermercados premium? Entenda

Levantamento apontou mais uma forte tendência de consumo entre os jovens e explicou o motivo do choque entre as gerações

Um estudo do Bank of America revelou que jovens da Geração Z estão propensos a gastar mais em “supermercados premium” do que qualquer outra geração. Essa realidade chamou a atenção depois que Jade Lily, de 26 anos, compartilhou um vídeo de uma conta de supermercado que realizou no valor de US$ 499, aproximadamente R$ 2.800.

A lista feita no supermercado premium norte-americano Erewhon, tinha suplementos alimentares, frutas vermelhas, iogurte de coco, caldo de ossos, kombucha e uma bebida com sabor de uva. A rede de supermercados é uma das preferidas do público A e B nos Estados Unidos.

Diante disso, a McKinsey também realizou outro levantamento em que apontou que grande parte da juventude tem procurado manter 2 empregos com a intenção de subir o padrão de vida e financiar a ida a supermercados de luxo. Segundo o Bank of America, os nascidos entre 1995 e 2010 gastam mais em “mercados premium” do que qualquer outra geração.

Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, defende que isso faz parte do processo de aperfeiçoamento dos supermercados, “Essa mudança de critério nos consumidores é natural, e isso provoca uma modernização do setor supermercadista. Cada vez mais, vemos lojas tecnológicas, mais especialistas em atendimento, um mix mais diversificado incluindo atenção especial à saudabilidade, e tudo isso impulsionado pela tendência que se fortalece no exterior e reflete no Brasil. Tudo isso mostra como os supermercados estão focados em oferecer uma experiência diferenciada de compras”, afirmou.

Alguns estudos apontam que em torno de 70% dos entrevistados da Gen Z estão dispostos a pagar mais por alimentos de maior qualidade. Para acompanhar essa tendências, inúmeras marcas de supermercados têm investido fortemente nas redes sociais.

Rafael Souza, gerente de marketing do Adonai Supermercados, explica o porque da rede ter investido em alcançar públicos diferentes, entre eles o da Geração Z, com uma comunicação mais moderna, “as pessoas acessam as redes sociais para se conectarem com outras pessoas, nosso desafio é deixar nossa conta com cara de gente e não de empresa”, afirma.

Parte do sucesso das vendas do Adonai se dá pela forma como a rede se comunica com clientes, em especial, a geração Z. “Com a nossa influencer Juliana Terra, todas as postagens em que ela aparece, são sucesso, com muito mais entrega e interação”, conclui. A rede de supermercado se notabiliza por oferecer lojas cada vez mais modernas e tecnológicas com preços acessíveis aos consumidores.

Por Publicado em: 22 de outubro de 20240 Comentários