Polícia Civil realiza operação para coibir venda de azeites fraudados

A Polícia Civil está conduzindo uma operação para combater a comercialização de azeites considerados fraudados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As marcas investigadas constam em uma lista divulgada pelo MAPA em outubro de 2024 e compartilhada no site da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

Na época, o MAPA recomendou que os estabelecimentos fizessem o recolhimento dos produtos impróprios para o consumo. Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, enfatiza a responsabilidade dos fornecedores e varejistas na comercialização de produtos inadequados. “O fornecedor, mesmo varejista, é corresponsável por comercializar produtos fraudados ou que causem algum dano à saúde do consumidor”, alerta Graça.

O consultor também reforça a importância da atenção dos estabelecimentos quanto às recomendações de recolhimento de produtos. “Portanto, fiquem sempre atentos às demandas de recolhimento que são divulgadas em nossas redes e registrem o procedimento de recolhimento em documentos, indicando lotes, quantidades e marcas que foram recolhidas, tanto para controle interno como para servir de prova diante de qualquer inspeção”, orienta.

Por Publicado em: 21 de março de 20250 Comentários