Pesquisa da Kantar revela queda do consumo de itens básicos

O consumo dos brasileiros no primeiro semestre de 2018, em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, riscou itens básicos da lista de compras nos supermercados. É o que afirma a Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente 11.300 lares em todo o país.

De acordo com os dados apurados pela Kantar, quase 440.000 domicílios deixaram de comprar papel higiênico no período estudado – queda de 0,8% de penetração. O creme dental, que registrou declínio de 1,1% também em penetração, deixou de entrar em mais de 600.000 lares.

Entre os alimentos, destaque para a queda do extrato de tomate, não sendo comprado por mais de 1,2 milhão domicílios no período estudado, e para a farinha de trigo, que não entrou na despensa de mais de um milhão de lares brasileiros.

Uma possível explicação é que os produtos podem ter sido estocados ou adquiridos menos de uma vez a cada seis meses, indicando uma redução na frequência de compra.

 

Perdem lares compradores Var. Pen% (p.p) Nº lares perdidos
Óleo Soja -0,5 -274.194
Massa Tradicional -0,6 -329.033
Cereal Tradicional -0,8 -438.711
Papel Higiênico -0,8 -438.711
Sabonete -0,9 -493.550
Cloro -0,9 -493.550
Leite Pasteurizado -0,9 -493.550
Café Torrado -0,9 -493.550
Creme Dental -1,1 -603.228
Leite Uht -1,2 -658.067
Shampoo -1,8 -987.100
Farinha De Trigo -1,9 -1.041.939
Sabão Em Pedra -2,0 -1.096.778
Esponja De Aço -2,0 -1.096.778
Extrato de tomate -2,2 -1.206.456

 

Por Publicado em: 14 de novembro de 20180 Comentários