Páscoa 2024: primeiros números do varejo são divulgados

Especialistas apontam para feriado no final do mês como principal fator da desaceleração

Segundo a análise do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgada nesta terça-feira, 2, as vendas do varejo durante a Páscoa, no período de 25 até 31 de março de 2024, tiveram uma queda de 5,0% em comparação com o feriado no ano passado.

Durante a Páscoa de 2023, as vendas entre os dias 3 até 9 de abril tiveram uma performance melhor. Segundo o ICVA, o setor de supermercados e hipermercados sentiu uma queda de 3,9% no faturamento durante o feriadão católico.

A análise da Cielo apontou que a comemoração da data no final do mês foi o principal fator para a desaceleração das vendas e a quebra de expectativa para o setor. Todas as regiões brasileiras apresentaram retração em relação ao ano passado: Nordeste (-3,5%), Norte (-3,9%), Sudeste (-5,5%), Sul (-5,9%) e Centro-Oeste (-8,5%).

Um outro fator foi o encarecimento do ovo de Páscoa além da inflação, segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o doce ficou 10,33% mais caro em 2024, um reflexo direto do aumento do preço do cacau nos últimos meses. A ASSERJ explicou sobre essa alta no mercado mundial, você pode conferir através desse link.  

Por Publicado em: 2 de abril de 20240 Comentários