Panetones em alta! Indústria alimentícia prevê crescimento em volume de vendas para 2024

Setor aposta em inovação e diversificação para impulsionar a temporada de festas, com impacto de até 8% no faturamento

A indústria alimentícia está otimista para a temporada de festas de fim de ano. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o setor espera um crescimento de 3% a 5% no volume de vendas e 5% a 8% no faturamento de panetones em 2024. Este ano, as fabricantes apostam em novos sabores, embalagens criativas e mais inovação em seus portfólios, que prometem agradar tanto os consumidores tradicionais quanto aqueles que buscam novas experiências.

Já no ano passado (novembro de 2023 a janeiro de 2024), as vendas de panetone registraram crescimento de 31,5% em faturamento, alcançando 37,6 milhões de lares brasileiros. O formato tradicional de panetone continuou sendo o preferido entre os consumidores, representando 43% das vendas totais da categoria, com destaque para os sabores clássicos de frutas cristalizadas e gotas de chocolate.

Além do impacto positivo nas vendas, a categoria tem atraído um público mais diversificado, incluindo a geração mais jovem. Esse movimento mostra à indústria que esses consumidores também valorizam tradição e qualidade em produtos alimentícios, especialmente durante o Natal, quando buscam opções tanto para o consumo quanto para presentear.

Para atender à crescente demanda e aos diferentes perfis de consumidores, as indústrias de panetone começaram muito cedo a preparar os produtos e as novidades. Além dos tradicionais panetones de frutas cristalizadas e chocotones, novas opções, incluindo sabores salgados e versões sem glúten e lactose, formatos e embalagem, estão chegando às prateleiras dos principais mercados do Brasil.

A Bauducco planeja aumentar o investimento em marketing para o Natal de 2024 em até 50%, com uma campanha 360°, inovação no portfólio e modernização da marca, visando atrair novas gerações.

“As pessoas reconhecem que o Natal está se aproximando assim que veem o panetone chegando às gôndolas. É raro um produto ou marca se tornar um símbolo cultural, para além do ato de consumo. Embora estejamos em diversas categorias ao longo do ano, é no Natal que a nossa conexão, como lovebrand, atinge o ponto mais alto”, diz André Britto, CMO da Bauducco.

Para a temporada, estão sendo produzidos cerca de 80 milhões de panetones nas seis unidades fabris. A empresa, fundada em 1952, possui sete centros de distribuição no Brasil, que atendem a mais de 200 mil pontos de vendas no país. Além disso, os produtos são exportados para mais de 50 países.

No Road Show de Natal, realizado em julho pela empresa, foi feita uma apresentação em primeira mão das novidades para os conselheiros da ASSERJ, no ASSERJ Experience, oportunidade que a indústria tem de apresentar lançamentos e serviços aos principais supermercadistas do estado do Rio de Janeiro. Chocottone com caldas e Panettone de pistache agradaram ao paladar dos empresários, representantes das 30 maiores redes de supermercados do estado do Rio de Janeiro.

A coordenadora regional de trade da Bauducco, Cássia Menezes, disse que a expectativa é a melhor possível. “No Natal de 2023, as vendas superaram nossas probabilidades, consolidando a marca como a líder no segmento natalino. Neste ano, esperamos vender ainda mais com os novos produtos”, afirma.

Você, supermercadista, já preparou o seu estoque?

Por Publicado em: 29 de outubro de 20240 Comentários