Ofereça novos serviços em seu supermercado e aumente seu faturamento.

Diversificar produtos e serviços dentro do supermercado pode ser uma maneira de aumentar a frequência e atrai mais clientes, o que pode resultar em um aumento do faturamento da loja. Ou seja: pode aumentar o seu ticket médio. Inovar, além de ser uma palavra muito utilizada nos tempos atuais, é uma ação que precisa ser efetivada para o negócio se diferenciar dos demais e passar a oferecer soluções em produtos ou serviços que atraiam os consumidores.

Quão benéfico é para o supermercadista abrir um restaurante dentro de uma das unidades? Ou, então, firmar parceria com uma empresa de eletrodomésticos oferecendo descontos aos clientes do seu mercado ao fazerem a compra através do QR Code presente na sua loja? Essas e outras formas de se destacar no setor podem fazer toda a diferença no seu negócio.

Paulo Ballestero, Consultor de Projetos Digitais, com experiência em varejo digital e em supermercados, explica quais fatores devem ser levados em conta na hora de ofertar um serviço ou produto diferente na sua loja.

“É extremamente relevante ter uma estratégia bem definida, conhecer o público atendido, compreender as demandas dos clientes. Além disso, ele – o novo serviço ou produto – precisa conversar com o negócio e com o propósito. Não é apenas oferecer, por oferecer. Qual tipo de produto ou serviço é esse? Por que faz sentido estar ali, no espaço físico? O produto ou serviço está ali de forma física ou digital? Porque existe essa possibilidade, também, como a gôndola infinita, onde a pessoa pode comprar ali e receber em poucas horas em casa. O mercado de bairro tem a limitação do espaço físico, mas essas inovações vêm servindo para romper essa barreira”, destaca.

Ao contrário do que muitos pensam, o pequeno e médio empreendimento também têm a oportunidade de ampliar os serviços oferecidos e inovar dentro do estabelecimento.

“Na minha opinião, se existe um negócio, independentemente do tamanho, também existe um propósito. Dentro do supermercado pode ter, por exemplo, uma lanchonete de experimentação, de experiência, de produtos condimentados com os temperos exóticos que eu ofereço para o meu consumidor poder ter contato com aquilo e entender qual é o sabor que traz. Como eu convenço o meu cliente a comprar se ele ainda não conhece aquele determinado tempero? Essa é uma forma de aprimorar um serviço dentro do supermercado. Eu acho que, independentemente do seu tamanho, você pode se reinventar e colocar outros tipos de serviços ali dentro. Mas, eles precisam estar linkados ao seu tipo de negócio. Como eu vendo melhor o meu produto criando uma experiência dentro da minha loja para o meu consumidor?”, explica o especialista.

A Rede Dalben Supermercados, por exemplo, oferece em sua unidade na cidade de Valinhos, em São Paulo, um espaço gastronômico que funciona como uma praça de alimentação dentro do supermercado: o Mercado da Gula. Nele, é possível encontrar estações de pizza, hambúrguer e comida oriental, comandadas por chefs especializados, além de cafeteria e um buffet self-service, com funcionamento diário. Ainda há o espaço de uma área externa que funciona como um local para reuniões e dispõe de conexão Wi-Fi e tomadas.

Já no Rio de Janeiro, a rede de Supermercados Zona Sul é uma das que inovaram trazendo um serviço diferenciado para os clientes: um espaço gastronômico dentro do supermercado. A unidade do condomínio Santa Mônica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, por exemplo, também dispõe de uma área voltada para as refeições, desde o café da manhã até o jantar, oferecendo opções de pão com fermentação natural, frios, cafeteria, rotisseria com frango assado, antepastos, pizzaria, espaço para massas e muito mais. Ballestero destaca, também, que fazer um investimento grandioso não é a única forma de ter as vantagens de oferecer um novo serviço ou produto: “Hoje, é comum ter um co-branding, uma parceria entre empresas, onde é possível se reunir com varejistas de outros segmentos para trocar espaço físico ou digital. É uma questão de reinventar a forma como você negocia com o seu parceiro”, ressalta. “Tem também como abrir negociações, como por exemplo, colocar na gôndola do supermercado um QR Code para uma determinada categoria de produtos que você escaneia e é direcionado para a página de compras. É o processo de gôndola infinita. Vai se destacar quem trouxer uma experiência diferente para o cliente. Qual tipo de experiência ele quer ter na loja? É sensorial? Gastronômica?

É a praticidade de receber em casa com rapidez? A questão é se provocar e repensar como oferecer o melhor ao cliente. Dependendo do perfil do seu público, por que não chamar uma empresa para colocar um estande com um profissional preparando o alimento num eletrodoméstico como fogão ou churrasqueira, por exemplo, e um QR Code ao lado, onde a pessoa escaneia, compra e recebe em casa? Esse é mais um exemplo de tipo de serviço diferente. Esse é o futuro”, complementa. Por fim, Ballestero destaca que oferecer novos serviços dentro de unidades de supermercados já vem sendo uma tendência há dois ou três anos. “Esse enriquecimento dos supermercados, no sentido de trazer outras experiências para os clientes, já é visto, principalmente, no exterior. E tem tudo para continuar, pois o futuro é pautado cada vez mais nessa diversidade de produtos e serviços”, diz. Pensando no amanhã a longo prazo, o consultor de projetos digitais aposta na ultra conveniência como uma das principais tendências. “Na minha opinião, a grande mudança na forma de vender daqui a dez anos, seria nas gôndolas digitais dentro dos supermercados onde a pessoa escolheria os itens e sairia de lá com tudo pago, sem precisar passar no caixa, e quando ela chegasse em casa, tudo já estaria lá”, opina.

Dicas para ampliar o seu portfólio e oferecer novos serviços no supermercado

Entenda por que você quer fazer isso: é para resolver um problema ou aumentar o faturamento? Qual será a estratégia adotada? Existe demanda para esse serviço?

Fazer testes com clientes reais evita a frustração de ver que o serviço ou produto não atende o seu público. Além disso, ajuda a aperfeiçoar a ideia.

Ao inaugurar o seu novo serviço, faça a divulgação para que os clientes e potenciais consumidores conheçam. Trace uma estratégia de divulgação.

Lembre-se de diversificar o produto ou serviço não termina após o lançamento ou inauguração. Faça o acompanhamento e fique de olho nos feedbacks dos clientes para se aprimorar.

Reportagem revista Super Negócios.

Por Publicado em: 20 de dezembro de 20220 Comentários