O supermercado do futuro já é realidade
Automação, realidade aumentada e inteligência artificial são algumas das tendências inovadoras apresentadas na NRF
A NRF24 deu o tom: com as tecnologias que estão aí, o varejo passa a oferecer infinitas possibilidades de interação com as marcas, dá autonomia aos clientes e libera os colaboradores para se concentrar no atendimento, tornando a experiência nos supermercados ainda mais completa e envolvente.
A utilização de equipamentos autônomos no varejo físico já faz parte da realidade, há algum tempo, porém, a robotização está cada vez mais sofisticada e funcional. Da área de vendas ao estoque, o uso de máquinas otimiza o trabalho e libera o colaborador para dar atenção ao cliente. Por outro lado, o cliente passa a ter mais autonomia na interação com os produtos e as marcas, o que torna a experiência de compra mais especial.
Equipamentos menores, de alta precisão, tiveram destaque na feira da NRF 24. A Vusion Group apresentou um aparelho que reconhece o produto por suas características, identificando a quantidade e o peso sem contato manual. Pode ser usado nos processos de ressuprimento, inventário e checkout.
Os diversos tipos de carrinhos inteligentes chamaram a atenção, mas o valor alto ainda é um impedimento para muitos empresários. Com a preocupação não encarecer demais o custo, algumas redes estão adaptando os carrinhos acoplando câmeras e tablets nos modelos antigos.
A realidade aumentada é uma solução que permite ao consumidor aproximação com as marcas. Por meio de um aplicativo, o cliente direciona a câmara do seu celular para as prateleiras e enxerga personagens interagindo com os produtos. Também podem aparecer placas de promoção, conteúdos relevantes sobre o artigo ou até mesmo os próprios produtos falando com os clientes… o futuro chegou!
Outra tendência de 2024 é a busca por uma experiência de e-commerce mais intuitiva e personalizada. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam que as empresas ofereçam uma experiência de compra fluida, intuitiva e agradável. Vale a pena investir em inteligência artificial para se chegar a hirperpersonalização, com recomendações de produtos, ofertas ou atendimento exclusivo ao cliente automatizado.