NRF 2024: tendências que transformarão o consumo

Até terça-feira (16), as atenções do varejo estão voltadas para Nova York. O maior evento mundial do setor, que antecipa novidades do mercado, reúne mais de 40 mil pessoas de 104 países 

Toda a programação é pautada no conceito do varejo ‘Make it Matter’, ou seja, na ideia de fazer valer a pena. São cinco pilares principais: valores; produtos e experiência; operações; talentos; e modelos de negócio. Esses pilares contribuem para a construção de um relacionamento humano, inovador e sustentável a longo prazo com o consumidor.

Estão previstos mais de 175 painéis com grandes nomes do mercado como Walmart, PespiCo, Adidas, e empresas brasileiras como Grupo Pão de Açúcar, Mercado Livre, entre outros. Os principais temas desta edição são: Inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual – Análise de dados e personalização – ESG e sustentabilidade coorporativa – Experiência do consumidor – Estratégia e liderança – Marketing e influência. A consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, está participando da feira, e você pode acompanhar tudo pelos stories no nosso Instagram.

Monetização de dados

No painel “Novas oportunidades de mercado: monetização a personalização através da mídia de varejo”, o presidente do GPA, Marcelo Pimentel, falou sobre a nova estratégia de geração de receita por meio da comercialização de dados junto à indústria. Segundo Pimentel, os dados são obtidos a partir das informações do programa de fidelidade e negociados posteriormente. O painel também contou com a participação de Fernando Yunes do Mercado Livre.

Aprendizados do varejo 

Uma das grandes convidadas do primeiro dia, Michelle Gass, a nova CEO da Levi’s, que vai assumir o cargo no dia 29 de janeiro, destacou cinco aprendizados que ela teve no varejo. “Em primeiro lugar, temos a marca, o  nosso principal ativo. Portanto, devemos cuidá-la com toda a dedicação possível. O consumidor tem que estar no centro de tudo: se você não escuta o seu consumidor, está fadado ao fracasso. É ao seu consumidor que você deve servir. Entender suas reais necessidades e anseios é fundamental. Inovação: se a sua marca dormir no tempo, ela fica pra trás. Esteja sempre antenado com inovações aplicáveis ao seu negócio. Omnichannel: sim, precisamos comunicar em todos os canais. Propósito: o lucro é importante, mas atente-se ao propósito. Marcas com um propósito sólido crescem com uma base muito mais robusta e fiel”, ensina Michelle Gass.

A NRF 2024 vai até amanhã no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York.

Por Publicado em: 15 de janeiro de 20240 Comentários