NRF 2024 apresenta muitas novidades, mas reforça o básico: você precisar olhar para o seu cliente
Retail media, inteligência artificial e mudanças de consumo foram os destaques do maior evento mundial de varejo, que terminou ontem, em Nova Iorque. No entanto, a lição que fica é o foco nos clientes e a busca de soluções que façam sentido para eles
A Inteligência Artificial teve o devido destaque na NRF 2024 e foi assunto em quase todas as plenárias, que ressaltaram o seu papel catalisador de transformações no varejo. Em boa parte das apresentações, os executivos enfatizaram o potencial da IA para antecipar tendências, criar soluções inovadoras e aprofundar o conhecimento sobre os consumidores. Os varejistas estão utilizando IA para entender melhor o comportamento dos clientes e oferecer recomendações e serviços personalizados de forma automática.
Além da IA, outras tecnologias emergentes como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e blockchain têm o potencial de revolucionar a maneira como interagimos com os produtos e serviços de varejo, com demonstrações práticas dessas tecnologias e discutir com os especialistas sobre como elas podem ser integradas no dia a dia do varejo.
O evento contou com a presença de grandes nomes como Michelle Gass, presidente da Levi’s Strauss & Co e “Magic” Johnson, ex-jogador da NBA, que também falou sobre inteligência artificial.
A consultora da ASSERJ, Walquyria Majeveski, acompanhou todo o evento e trouxe muitos insights para os nossos associados. “O ponto central é o cliente, o direcionador do negócio. O varejo investe em IA e na automação de equipamentos em busca de produtividade, mas o esforço deve estar no que é humano, no que é relacional, para se diferenciar num mercado altamente competitividade”, explica Majeveski.
A experiência integrada de canais (omnichannel) é o que interessa para o cliente. Majeveski acrescenta que “o varejo deve mudar radicalmente nos próximos anos por força das mudanças climáticas e da pressão das novas gerações. Assim, é preciso ter atenção às questões de sustentabilidade”.
A NRF Retail Big Show 2024 reuniu cerca de 40 mil visitantes de 104 países, sendo 2,5 mil do Brasil – a maior delegação internacional, no evento realizado no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York.