NRF 2023 traz as principais tecnologias e tendências do varejo
Começou neste domingo, dia 15, na cidade de Nova York, a NRF 2023 Retail’s Big Show, principal evento de varejo do mundo. O evento acontece até o dia 17 de janeiro e é organizado pela National Retail Federation (NRF), entidade reguladora do setor de varejo nos Estados Unidos.
A NRF está apostando no retorno ao normal para sua 113ª convenção anual, depois de uma edição de 2022 interrompida pela multiplicação de casos de Covid nos Estados Unidos.
O resultado da procura pôde ser visto logo na abertura das portas no primeiro dia onde o público já lotou o evento. Em 2023, a NRF Retail’s Big Show pretende reunir ao longo de três dias 35.000 visitantes de 75 nacionalidades, cerca de 1.000 expositores e 350 oradores.
O tema do primeiro dia foi a Humanização das marcas. Outros tópicos relevantes foram o contato próximo com o cliente, futuro das lojas físicas na era omnichannel, entre outros assuntos relacionados.
Quando falado sobre executar a estratégia omnichannel, alguns tópicos não ficaram de fora. Por exemplo: pensar e ter um profundo conhecimento sobre os consumidores, traçando ofertas de experiências personalizadas, colocar a loja física no centro das estratégias e a equipe de vendas como embaixadores da marca. Esses foram alguns aprendizados entre muitos para esse Brave New World, expressão muito usada para designar a integração entre digital e mundo físico.
Outro assunto importante debatido neste primeiro dia foram algumas tendências para o mercado de franquias em 2023. Por isso, trouxemos alguns exemplos dados.
Estratégia omnichannel. A Lego combina experiências físicas e digitais para fazer entretenimento no varejo. Além disso, é importante ressaltar a Saks OFF 5TH, que desenvolveu o modelo operacional e a estratégia de negócios com foco na experiência digital.
A loja física no centro das estratégias de varejo (brand equity strategy). Apesar do aumento na digitalização de processos, as lojas físicas ganharam importância no contexto da pandemia, pois as pessoas sentiam falta da experiência de compra em loja. Para a Alpargatas, a loja física faz parte da estratégia, que deve estar digitalmente integrada e oferecer mais relevância para a experiência de consumo, com conexão emocional.
Estruturação do modelo de negócios mais do que as lojas em si, passando por fundamentos de estratégia, processos, cultura, dados, KPIs e capacitação de equipes. A Macy´s, por exemplo, investiu na capacitação de seus colaboradores e em propósito social e obteve resultados positivos. “Temos muitos empreendedores com ideias fantásticas, que precisam de apoio”, destacou Jeff Gennette, CEO da empresa.
Sales staff – equipe de vendas como embaixadores da marca. Investir na equipe de linha de frente, trabalhando os pilares do atendimento ao cliente para gerar experiência de compra mais envolvente. O assunto também foi bem explorado no debate com Alpargatas, que buscou transformar o time de vendas em verdadeiros embaixadores da marca, investindo muito em treinamento, como explicou o CEO Roberto Funari. Ou ainda, como bem trouxe John Furner, presidente do conselho da NRF e CEO da Walmart nos Estados Unidos, “O varejo é impulsionado por gente: de uma ponta a outra esse ambiente continuará sendo dinâmico. E nós continuaremos servindo bem ao longo das mudanças”, ressaltou Furner.
Conhecer o cliente em profundidade. Ter deep insights sobre os consumidores.