NRF 2018: CONHEÇA AS NOVIDADES TECNOLÓGICAS PARA O VAREJO
No segundo dia da NRF Big Show, em Nova Iorque, a Revista SUPER NEGÓCIOS fez uma visita guiada aos principais stands de grandes players da indústria tecnológica. Confira as novidades para o Varejo e saiba porque a inteligência artificial está em alta.
IBM
A IBM está trazendo uma solução através de realidade aumentada para a área de manutenção dos supermercados. O técnico sênior que fica na Central poderá acessar os equipamentos remotamente da loja e emitir ordens para os colaboradores ou outros técnicos fazerem os reparos necessários.
Outra novidade é que através da Inteligência Artificial as empresas poderão descobrir pelo Instagram alguns passos de seus clientes, por exemplo, quando irão a uma festa ou fazer uma viagem. Com essa informação, as lojas poderão oferecer produtos adequados a necessidades distintas, como uma roupa nova para o evento, por exemplo. Tudo é feito via chat e as lojas fazem a venda e emissão de recibo online.
ZEBRA
Ainda falando em smartphones, a ZEBRA apresentou aplicativos inovadores, como um app que escaneia o preço dos produtos nas gondolas, e mostra se existe algum produto fora da validade. Quando encontra algum ele fica vermelho e dali mesmo gera uma ordem para o sistema, que imediatamente corrige. É uma ferramenta operacional e simples de usar.
A empresa ZEBRA também criou um app baseado em Inteligência Artificial que pode colaborar para o aumento do ticket médio das compras. O app registra a lista de compras do cliente com os valores reais dos produtos. Geralmente, o consumidor tem o hábito de arredondar o valor de suas compras para cima, e tem a impressão de que gastou mais do que o valor proposto. Com esse app, o consumidor visualiza o valor real de suas compras, podendo gerar novas oportunidades de compra.
SIMPHONY RETAIL
Está em fase de testes nos supermercados a ‘Siri’ do varejo voltada para quem cuida do gerenciamento de categoria, controle de estoque, etc. Os colaboradores podem fazer perguntas estratégicas para o sistema: Como está meu estoque? Quem está comprando? O app será baseado no perfil de cada profissional do varejo, sendo uma verdadeira assistente com informações precisas.
CISCO
Apresentou uma solução para o varejo que modifica a experiência de compra do consumidor. Há um debate muito grande sobre as lojas físicas e virtuais. E a imensa maioria pensa que as lojas físicas continuarão, mas com uma nova experiência de compra, será totalmente diferente. O consumidor entra na loja, escaneia o produto que vai comprar pelo app, e já realiza a compra pelo celular. Se esquecer de pagar qualquer item, na saída da loja é detectado. Então, podemos ver claramente uma tendência de comportamento.
TOSHIBA
A Toshiba apresentou um robô que escaneia toda a área de vendas dos supermercados, não só a prateleira para identificar a falta de produtos, mas também a data de validade, o chão da loja (tem obstáculos, água?). Com essa tecnologia a Toshiba vem ajudando muito o supermercadista. É algo muito importante para as lojas e para não frustrar a expectativa do consumidor, e tornar sua experiência de compra ser perfeita.
O painel mais concorrido foi o da Apple, com a vice-presidente Jennifer Bailey.
Conheça o que gigante da tecnologia e inovação pensa para o Varejo.
– A forma de fazer compras está mudando. O celular substituiu o computador e representa 26% do E-commerce dos EUA; na China já há lugares com 80%; Será a forma predominante de se engajar com o cliente;
– Os aplicativos são a chave para a mudança pois 87% do tempo no celular são dentro deles; Podemos oferecer a melhor experiência para o consumidor, usando realidade aumentada, câmeras potentes etc.
Conheça os 5 principais aplicativos parceiros da Apple:
Warby Parker: O iPhone faz um mapeamento do rosto em tempo real e você experimenta o óculos onde quer que esteja;
Sephora: O app escaneia o rosto da cliente com realidade aumentada, onde ela pode experimentar as maquiagens sem usá-las, apenas visualizando pela tela. A cliente escolhe a maquiagem que melhor de adaptar no seu rosto com a realidade aumentada;
Wayfair: Imagens tridimensionais da loja através de realidade aumentada e cultura de dados tecnológicos; logística para dar a melhor experiência na compra de artigos para o lar; O usuário tira a foto daquele artigo que gostou em qualquer lugar e insere ele virtualmente na sua casa, podendo ter uma ideia de como encaixa na sua decoração. Paga-se pela Apple Pay e a entrega é com rastreamento através de GPS – o cliente não pergunta quando vai chegar, apenas acompanha! Não somos decoradores, por isso funciona!
Lululemon: Com o serviço de localização a Apple já sabe que o cliente chegou em sua loja física, daí pode fazer coisas personalizadas. Exemplo: sabe que você tem um iPhoneX e oferece os acessórios; inteligência artificial;
Panera Bread: Os clientes vão pela comida, mas as filas são imensas e a tecnologia rompeu isso. Os pedidos são feitos pelo aplicativo, não há mais filas. O pedido é feito online e retirado na loja. É tudo digital, eles não atendem o telefone. O programa de fidelidade também é feito pelo aplicativo, assim o consumidor nunca perde a recompensa;
*Todo o gerenciamento da Apple é feito pelo aplicativo: RH, horário dos funcionários etc;
A empresa também listou suas principais ferramentas que podem ser usadas no Varejo para obter resultados positivos:
Messages: Pode ser aplicado para os negócios. Chama-se: business chat. Os consumidores batem papo direto com as marcas, podendo converter em vendas e paga-se com a Apple Pay;
Apple Pay: Forma de pagamento criada pela Apple que ganhou muita relevância, obtendo 50% de aceitação no mundo físico do varejo;
Indoor Maps: Busca as lojas dentro de um shopping, cada loja pode ser visualizada;
Core NFS: Consumidor acessa o produto e pode checar se há na cor preta, por exemplo, apenas com um scan na etiqueta;
Cartão de fidelidade no iPhone: O cliente sempre recebe a recompensa, pois sempre está com o celular na mão; isso é feito no walgreens;
Para concluir, a Apple enfatizou que foca na inovação e detecta parceiros que gostem disso. A empresa adora o varejo e entende as nossas oportunidades.
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