No Seminário Super Negócios, Scanntech revela dados importantes para o varejo
Apresentação relacionou os números de vendas e faturamentos com as estratégias usadas pelo setor com a indústria
Durante o Seminário Super Negócios, Thomaz Machado, CEO da Scanntech, empresa referência em inteligência de mercado, e que atua em parceria com mais de 40 mil varejistas e 300 indústrias, destacou inúmeras abordagens sobre o uso de tecnologias de dados para a assertividade nas estratégias de venda entre a indústria e o varejo.
O executivo fez uma dobradinha com o vice-presidente de varejo da Scanntech, Ronaldo Gadelha. Ambos ressaltaram números importantes para o setor supermercadista, adquiridos a partir dos tickets das vendas das empresas. “Essas informações atendem a todos os departamentos do varejo, indo do comercial, do supply, de operações e até do marketing. Esses dados permitem que o varejista possa implantar a melhor estratégia disponível”, explicou Thomaz Machado.
Segundo a Scanntech, o preço e o fluxo de loja estão sendo determinantes para o aumento do faturamento do setor supermercadista. Em números totais, o período entre janeiro e agosto de 2024 foi cerca de 6,2% melhor do que entre janeiro e agosto de 2023, e consolidou também um aumento de 1,8% no volume por unidade (produto) e 4,3% no preço unitário.
“É importante ressaltar que existe uma recuperação do setor após alguns anos fracos com relação ao crescimento desde o final da pandemia. Ainda assim, o setor apresentou crescimento, o que está sendo mais positivo e menos sofrido em 2024, mas requer uma nova atenção para projetar as expectativas para 2025”, explicou Machado.
Segundo o executivo, o cenário do varejo brasileiro tem sobrevivido ao que é chamado de reduflação, termo econômico usado para explicar a estratégia de mercado de reduzir o tamanho do produto mantendo o seu preço. “O mercado hoje está crescendo 6% em relação ao ano anterior, e é um crescimento que resulta no aumento de fluxo quanto o de volume de venda”, afirmou Machado, que reforçou a necessidade dessa estratégia de mercado perder força nos próximos meses, devido à recuperação do setor.
Durante a apresentação, Thomaz fez questão de descrever como “crucial” a sinergia entre a indústria e o varejo, principalmente, na captação e na consolidação de dados sobre os hábitos de consumo entre os diversos consumidores dos produtos. “Qual é a vantagem de compartilhar esses dados com indústria?” indagou.
No desmembramento dos dados trazidos pela Scanntech, esses números mostraram que, para o varejo, a cesta de perecíveis foi a que mais contribuiu para o crescimento do segmento no estado do Rio de Janeiro. Foram 6,1% de crescimento no período de janeiro a agosto de 2024, com essa categoria melhorando seu saldo em 4,9%, com relação ao ano anterior.
“Dentro da categoria de perecíveis, o FLV se destacou com 29% de contribuição no crescimento e 37% de participação no volume de vendas”, explicou Thomaz. Segundo a Scanntech, a chamada “cesta saudável”, composta por produtos naturais, tem sido o grande destaque do varejo alimentar em 2024 com legumes e frutas representando 96% desta categoria.
A Scanntech também destacou o resultado das bebidas alcóolicas, em que o preço teve um crescimento de 1,7% e 9,4% no volume de vendas. “Nessa categoria, a cerveja é responsável por 87% do volume de vendas, um crescimento de 3,5% no último ano”, afirmou. Por outro lado, na categoria de não alcóolicos, os isotônicos lideraram mais uma vez no último ano, com 43,8% da fatia deste segmento.