No Rio, mulheres aproveitam oportunidades e crescem profissionalmente no varejo
No Rio, mulheres aproveitam oportunidades e crescem profissionalmente no varejo
Colaboradoras do Prezunic e Spid inspiram quem inicia carreira na Cencosud
Quando Míriam dos Santos, então com 22 anos, começou a trabalhar na Cencosud Brasil, numa das lojas do supermercado Prezunic, sua intenção era ficar apenas por dois meses. O fim de 2009 se aproximava e ela só queria uma renda para comprar roupas para o Natal. Quatorze anos depois, a ex-atendente de caixa gerencia uma das mais novas lojas da Spid, rede de conveniência que a multinacional chilena inaugurou em 2021 no Rio de Janeiro. Hoje, sua trajetória na empresa é exemplo para mulheres que iniciam suas jornadas na companhia.
Uma das razões que levaram Miriam a permanecer na Cencosud foi a percepção de que a empresa tinha planos para ela. Histórias de colegas que começaram em cargos básicos e chegaram a postos de liderança a fizeram enxergar, logo de início, que havia um caminho a ser percorrido dentro da companhia.
Quando surgiu uma oportunidade, ela se inscreveu em um processo seletivo para o cargo de Ressupridora. Aprovada, assumiu a vaga poucos meses depois.
“Receber uma promoção depois de entrar na empresa na qual, inicialmente, eu não pretendia ficar por mais de dois meses, foi uma injeção de ânimo. Naquele momento, confirmei o que já havia percebido ao ingressar na Cencosud: havia um caminho a seguir, e avançar dependia só de mim”, lembra Miriam.
A partir da primeira promoção, Miriam aproveitou todas as oportunidades que apareceram, chegando a Gerenciadora de Setor, passando pelas áreas de mercearia, congelados e laticínios. Seu desempenho a fez ser selecionada para participar do programa “Faça Acontecer”, pelo qual a Cencosud forma novas lideranças e que a preparou para chegar a Gerende de Loja 1 de uma das unidades Spid.
“Meu crescimento profissional me fez ter confiança em mim mesma, inclusive na vida pessoal. A Cencosud sempre me acolheu, mesmo nos momentos de maior dificuldade, e me deu o suporte necessário para seguir em frente, investindo em minha formação e compreendendo as minhas limitações e necessidades”, afirma Miriam.
Nova diretora
Quem também percebeu que havia chances de crescimento na Cencosud foi Patricia Rotelli, hoje, Diretora Comercial do Prezunic. Mãe de dois adolescentes, foi promovida ao cargo quatro anos após ingressar na empresa como Gerente Comercial. Ela ressalta a característica da companhia de oferecer oportunidades e condições para quem demonstra interesse em construir uma carreira na corporação, considerando as individualidades e particularidades de colaboradoras e colaboradores.
“Desde o início, percebi que estava numa empresa que valoriza a competência, independentemente de gênero, condição, idade ou etnia. Recentemente, uma das nossas colaboradoras da área comercial foi promovida a Gerente de Importação no oitavo mês de gravidez, prestes a iniciar o período de licença-maternidade. Ações como essa oferecem a nós, mulheres, segurança para trabalhar, acreditando que o crescimento profissional na companhia, verdadeiramente, só depende da nossa competência profissional”, observa Patricia Rotelli.