No Pão de Açúcar do Leblon, fazer compras é um programa legal
Além de abastecer a geladeira, os clientes aproveitam os confortáveis espaços de convivência para almoçar ou tomar um saboroso café
Em 3 mil m² de área de vendas, a filial do Pão de Açúcar Leblon (R. José Linhares, 245) é luxo de supermercado, bem de acordo com o perfil da clientela classe A, que frequenta a loja. Ambiente climatizado, finamente decorado com muita divulgação digital, áreas gourmet e espaços de trade amplos e sofisticados.
São mais de 18 mil produtos à venda, 15 checkouts com operadoras e seis self checkouts, mais de 100 câmeras de segurança e 191 funcionários, incluindo atendentes de clientes, um nutricionista e dois sommeliers. A loja ainda oferece comodidades como caixa eletrônico Banco 24 Horas, banheiros feminino e masculino e PCD, elevadores para o estacionamento que conta com 180 vagas.
O gerente do Pão de Açúcar do Leblon Kleber Silva dos Santos, há dois anos na função, revela que a categoria que mais vende na filial é a de queijos especiais nacionais e importados. O gerente atribui o sucesso da categoria à atendente de cliente que fica diariamente na seção orientando os consumidores. “Vinhos também têm muita saída e dois sommeliers auxiliam na escolha dos mais de 100 rótulos disponíveis”, afirma.
Na padaria, os campeões de venda são os pães franceses, que precisam de pista quente para manter o produto na temperatura e crocância ideais, além da linha rústica com artigos importados. Os sortimentos de croissant e itens da confeitaria fresca também atraem os clientes.
Monetização com Retail Media
O gerente aproveita bem a frequência de mais de duas mil e 500 pessoas por dia para investir nas ações de retail media. “Trabalhamos muito o Retail Media (RM) na nossa loja em parceria com a indústria. Fazemos muita divulgação digital nos nossos telões de led e adesivação nos banheiros. A Ambev é uma grande parceira, com exposição na frente da loja, na parede lateral e na entrada. A ideia é ampliar o RM para outros players. Gera rentabilidade para a loja com resultados em linha direta. As pontas de gôndolas são negociadas, assim como as posições na entrada. Monetizamos todos os espaços da nossa loja”, comenta.
Sobre o perfil dos clientes, Santos revela que “no período da manhã a frequência é maior de idosos, já por volta de meio dia, uma hora, recebemos muitos alunos e pais que vêm almoçar na saída dos colégios”.
De acordo com ele, o supermercado é acessível e confortável para os mais diversos públicos. “Nossa filial possui 180 carrinhos de compras, alguns são pequenos sinalizados com bandeirinhas para serem empurrados por crianças. Ainda não temos carrinhos adaptados para pets, porém nossa loja oferece a comodidade da casinha eletrônica, uma espécie de gaiola canil, na entrada da loja para acomodar os animais na hora das compras”, afirma.
Alguma dúvida que fazer compras é um programa legal?