Mercearia básica dispara em crescimento no último mês, diz Scanntech

Scanntech
Resultado é impactado pelas pressões climáticas nas safras do arroz e do café_

Segundo dados da Scanntech, produtos que compõe a mercearia básica registraram um aumento de 14,5% nos preços em setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Assim, a cesta registrou uma queda de 9,5% nas vendas em unidades. O relatório justificou esse crescimento com o aumento nos preços devido a pressões climáticas que afetaram as safras de café e arroz.

“O aumento expressivo nos preços de produtos essenciais, somado a um consumo retraído, coloca o varejo em um cenário desafiador no mês de setembro. A alta nos preços impactando o consumo resultou em um desempenho mais fraco do faturamento em relação ao mês imediatamente anterior”, afirmou Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

O mês de setembro registrou um recuo de -5,1% em unidades e -5,7% no faturamento em comparação com o mês anterior, agosto. Estes números fazem do período o segundo pior de 2024. Setembro também entregou uma baixa nas vendas, com queda de -2,1% atribuída ao consumo. Apesar disso, outras categorias como pet, tabaco, perecíveis industrializados, bebidas e bazar registram melhores resultados.

Por Publicado em: 17 de outubro de 20240 Comentários