Mercado global de biscoitos pode chegar em US$ 18,7 bilhões em 2024
Pesquisa aponta crescimento na categoria a nível global, impulsionada pela procura de biscoitos integrais
Segundo a Mordor Intelligence, a estimativa de movimentação de vendas no mercado de biscoitos global será de US$ 12,14 bilhões em 2024 e, no ritmo atual, chegará em US$ 18,77 bilhões até 2029, em um crescimento exponencial de 9% em 5 anos. Esses dados mostram a dimensão de um mercado de vem diversificando seus produtos nas gôndolas.
A análise também pontua que os consumidores de biscoitos estão mudando seus critérios e com isso incentivando a indústria a encontrar soluções mais saudáveis para essa categoria. Nos últimos anos, um aumento considerável de produtos integrais, aqueles que não usam a chamada “farinha branca” em sua composição, estão ganhando mais espaços nos PDVs.
Para isso, o marketing tem trabalhado para atrair novos clientes e englobar as novas decisões que partem dos consumidores em razão da saudabilidade. Um dos fatores primordiais para esse crescimento na procura de biscoitos integrais tem sido a rotina corrida dos trabalhadores que, para sobreviverem entre uma refeição e outra, optam por esse “lanche” mais prático, mas sem abrir mão da saúde.
O relatório aponta que “os biscoitos de aveia são uma alternativa mais saudável aos biscoitos de chocolate ou com gotas de chocolate. Isto é especialmente relevante para consumidores preocupados com a saúde que atribuem um elevado nível de importância a produtos adequados ao seu estilo de vida ativo”.
No Brasil, em que se comemora o dia nacional do Biscoito em 20 de julho, não possui dados disponíveis sobre o nicho de biscoitos integrais no mercado. Entretanto, a fatia de produção desta categoria atingiu 1,5 milhão de toneladas produzidas em 2023, apontou uma pesquisa da Nielsen.
Em mercado, esse montante ficou em 32,4 bilhões de reais. Em 2023, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) realizou uma pesquisa em que apontou que 78% dos brasileiros preferiam os biscoitos como lanche durante o trabalho