Marcel Jerônimo, Sócio da Mesbla.com, dá entrevista EXCLUSIVA para a revista Super Negócios

Sucesso nos anos 80 e início dos anos 90, a Mesbla teve 180 lojas espalhadas pelo país, com mais de 28.000 colaboradores. Vinte e três anos depois, a empresa está de volta no formato marketplace com a Mesbla.com. Em entrevista exclusiva para a Super Negócios, Marcel Jerônimo, Sócio do e-commerce, aborda a sua trajetória profissional, explica o que o motivou a reabertura do negócio no ambiente digital, expõe sua visão sobre as oportunidades para o setor varejista no país e seus planos para o futuro.

Quais foram os seus maiores desafios e conquistas profissionais até o momento?
Comecei muito jovem atuando como estagiário de edificações na Mesbla e, depois, como consultor técnico na Mesbla veículos. Após, me especializei na área de logística e passei por transportadoras e grandes empresas do varejo, como C&A, Ponto Frio e Leader, onde encontrei os meus maiores desafios: a montagem e a gestão de centros de distribuição. Depois, tive uma excelente passagem na Conecta-Lá, organização que me deu toda a vivência operacional e sistêmica para a criação do marketplace da Mesbla.com, que é a minha maior conquista, pois é a realização de um sonho que compartilho com toda a minha família.

Qual foi a situação que mais te marcou profissionalmente e pessoalmente?
Iniciei a minha vida profissional na Mesbla e a ligação que tenho com a marca fez desse projeto algo muito relevante para mim e para os meus familiares. Voltar com a organização, agora, mais modernizada, atualizada e na palma da mão do consumidor tem sido um desafio e um prazer. Desenvolver essa ideia e torná-la uma realidade não tem comparação com nenhuma outra passagem da minha carreira.

A Mesbla foi uma grande referência no segmento varejista no Brasil entre os anos 50 e 90. O que motivou a reabertura da loja no formato marketplace?
Decidimos voltar a operacionalizar a marca por dois motivos. O primeiro, é o elo afetivo que tenho com ela. Nosso pai, Alfeu Viana, tem uma história com a Mesbla de 61 anos. Ele e nossa mãe se conheceram na loja do Passeio, no Rio de Janeiro. Eu trabalhei como estagiário quando tinha 14 anos de idade, depois, tive a oportunidade de colaborar por dois anos como Consultor Técnico. A segunda razão é o cenário promissor do e-commerce brasileiro. Em 2021, as lojas virtuais cresceram 26,9%, comparado ao ano de 2020, e tiveram faturamento próximo a R$160 milhões de reais, de acordo com pesquisa realizada pela Neotrust, responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. O digital é o modelo de compras do presente. Fazendo parte disso, nos preparamos para o futuro e, assim, atingimos o nosso objetivo principal, que é estarmos na vida de todos como um parceiro e amigo, cada vez mais próximos.

Qual é o maior desafio de abrir um negócio nesse formato de venda?
Um dos maiores desafios é se renovar a cada dia, com a entrada de novos sellers e produtos. Desde que chegou ao mercado, em maio, a Mesbla.com teve um aumento de 5% na quantidade de mercadorias fornecidas ao consumidor. A previsão é de um crescimento de 20% até o fim do ano. Assim, ofereceremos aos clientes, aproximadamente, 250.000 tipos de produtos, divididos por 250 categorias. Nosso objetivo é expandir, ainda mais, esse número de sellers, pois a entrada de cada um deles nos confirma que estamos no caminho certo. A princípio, não existem planos para lojas físicas.

E as principais vantagens?
Uma das vantagens do marketplace é permitir aos clientes a compra de produtos de categorias diferentes em um único site, coisa que a Mesbla já fazia no passado em suas lojas físicas. Inclusive, um dos slogans da Mesbla era “Da agulha ao avião”, pois ela vendia de tudo. Estamos resgatando isso agora na forma digital, com grandes marcas e mercadorias.

Como você enxerga as oportunidades para o setor varejista no país? E o principal desafio?
O setor varejista físico teve um grande desafio no auge da pandemia e o varejo on-line conseguiu se sobressair. Agora, a oportunidade vem disfarçada de desafio, que é justamente manter o digital cada vez mais presente no dia a dia do consumidor. Como obstáculo, podemos mencionar a logística. Hoje, o cliente está cada vez mais atento ao preço e ao prazo de entrega. O consumidor está mais maduro e exigente.

Quais são os planos para o futuro?
A previsão é de um crescimento de 20% até o fim de 2022. Com isso, o nosso objetivo é expandir ainda mais esse número de sellers, pois a entrada de cada um deles nos confirma que estamos no caminho certo.

Que mensagem você deixa para os outros profissionais que também querem investir no modelo de varejo no marketplace?
Tenham em mente que o marketplace é um parceiro de vendas e não um competidor, se cerquem de bons prestadores de serviço (plataforma, gateway de pagamento, Seller Center etc) e, acima de tudo, acreditem no modelo

Por Publicado em: 26 de agosto de 20220 Comentários