Livro lançado na SRE Trade Show aborda evolução do consumo no varejo brasileiro

Lançado na SRE Trade Show, livro aborda inúmeras fases do varejo

O professor e especialista em varejo, gestão e marketing, Silas Franco, aproveitou a SRE Trade Show 2024 para lançar um livro que contempla diversas abordagens sobre o consumo e o varejo.

Para a ASSERJ, Silas Franco explicou a ideia do livro, “Essa obra é fruto de uma pesquisa de quatro anos sobre o varejo no passar dos anos. Como que se dá o consumo no Brasil, desde os tempos da escravidão até os dias de hoje, em que somos quase aterrados pelo e-commerce”, afirmou.

O professor aborda diferentes formas de consumo no decorrer da construção da sociedade brasileira e em como ela foi se diversificando. Um dos grandes pontos do livro foi trazer essa realidade de uma maneira fatídica para o leitor, mostrar a transformação da mentalidade no entorno do consumidor.

“Se você for conferir, uma loja da baixada fluminense tem o mesmo mix de uma loja da Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas por que isso acontece? Se as localidades são tão distintas, o poder aquisitivo é diferente e outros. É porque nós vemos o que eu chamo de calor de consumo, algo que se disseminou com a comodidade que a tecnologia e outros avanços trouxeram“, afirmou.

Silas Franco ainda mostra que, em sua pesquisa, é possível perceber que um dos grandes questionamentos para o varejo supermercadista é como manter o consumidor dentro do estabelecimento, algo que o professor resume em “não será nada fácil”, disse.

“A tendência é que os atacarejos cresçam com uma força cada vez maior, é uma coisa que o livro traz também, porque a industria não tem braço para atender o grande comércio, então o pensamento deles será outro, será o de trazer inovação, de fazer mais com menos. As redes de supermercados atuais terão que se reinventar, seja com a experiência do cliente, que é o caminho mais fácil, ou com os preços”, afirmou.

Por Publicado em: 1 de abril de 20240 Comentários