Leitores inteligentes e sommeliers digitais são as apostas do varejo supermercadista
Os supermercados estão vivenciando, mais do que nunca, as mudanças do mercado de consumo, decorrentes da transformação digital nos últimos anos, que proporciona o surgimento de novas soluções. A tecnologia em supermercados não está mais apenas em sistemas de estoque ou em aplicativos de entrega. As lojas estão cada vez mais inteligentes e os clientes, claro, percebem a diferença na experiência de compra, que se torna mais atraente.
Dessa forma, a tecnologia contribui para aumentar a eficiência operacional, ampliar a produtividade das equipes e expandir a rentabilidade do varejista diante dos desafios criados pelos novos hábitos de consumo. Painéis digitais, campanhas interativas e sistemas de autoatendimento e pagamento automático por reconhecimento facial, por exemplo, já fazem parte do varejo.
Como diferencial competitivo, as redes investem em novas soluções tecnológicas de modo a trazer mais conforto e praticidade aos clientes. Na recém-inaugurada loja do Adonai Cachamorra, a novidade é o Sommelier Digital. O equipamento sugere o vinho em segundos, basta o cliente selecionar o país de origem, o tipo de uva e o preço. Também é possível escanear o código de barras da garrafa para obter informações sobre o rótulo, a safra, o país produtor, além do preço.
Para o gestor de tecnologia do Adonai, Mário Coutinho, “hoje, o varejo entendeu que a tecnologia é o combustível para se chegar ao nosso maior objetivo: proporcionar uma boa experiência ao cliente”.
A loja também oferece o recurso do leitor de preços inteligente, que, ao informar o preço do item escaneado, sugere a compra outros produtos não necessariamente da mesma categoria, mas que pode alavancar uma compra por impulso.
Essas iniciativas exemplificam como o varejo supermercadista está abraçando a era digital para oferecer experiências de compra mais personalizadas, eficientes e gratificantes para seus clientes.