Leia a coluna ‘No Mercado com ASSERJ’

Supermercados fazem parte da história das famílias brasileiras, palco de muitas lembranças

O prazer de compartilhar aquele jantar delicioso, a diversão das crianças na hora do lanche e a alegria daquele churrasquinho com os amigos. O que tudo isso tem em comum? Não podemos negar que os supermercados ocupam um grande espaço na vida do brasileiro. Seja o mercado da vizinhança, ou as tradicionais redes, com certeza você tem uma história ou boa recordação para contar. Os supermercados estão presentes em todos os lugares e em grande parte das memórias, concorda? A nossa atividade é de extrema importância para a sociedade e a economia. A geração de empregos, capital, tecnologia, alta produção, e inovação são alguns fatores no processo de evolução do setor.

E os números comprovam nossa força e representatividade: beneficiamos direta e indiretamente 1,4 milhão de pessoas no estado do Rio, possuímos 1,5 mil pontos de venda, geramos mais de 200 mil empregos diretos, somos o segmento que mais gera o primeiro emprego, movimentamos cerca de R$ 30 bilhões por ano na economia, e R$ 314 bilhões foi o faturamento do setor em 2015. Além disso, prestamos um serviço essencial: o abastecimento da população. Sem nenhum registro de greve ou desabastecimento na história.

Geração de impostos e reflexo na economia

Desde o seu surgimento nacional e mundial até os dias de hoje, o setor tem mostrado consequências positivas para a economia. No Brasil, é um dos que mais gera impostos para os cofres públicos e também ajuda a regular a economia, conseguindo manter o índice de variação da cesta básica menos que o índice inflacionário. Em mais de quatro décadas, o principal propósito da Asserj é fomentar o setor supermercadista em todo o Estado, sempre com foco na evolução das lojas, gerando conhecimento, promovendo a melhor relação com os fornecedores, e a excelência no atendimento aos consumidores, garantindo os melhores preços nas gôndolas.

Recentemente, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou um dado importante, apontando que as vendas do setor supermercadista em valores reais acumularam alta de 0,5% de janeiro a abril, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nesse contexto, acreditamos que a união é um dos melhores e o mais curto dos caminhos para fortalecer não só os supermercados, mas a indústria, o consumidor e toda a cadeia de abastecimento. Afinal de contas, é por tudo isso que o supermercado é muito mais que um lugar de compras. Temos orgulho de ser um lugar de negócios e oportunidades, que promove encontros, a saúde, o bem-estar e a felicidade das pessoas. Conte conosco e até a próxima!

Fábio Queiroz é presidente da Asserj

21-06-asserj-o-dia-02

Por Publicado em: 21 de junho de 20170 Comentários