IPCA: inflação surpreende analistas e sobe 0,46% em maio

Inflação
Expectativa era de um aumento menor do que o registrado, apontou a pesquisa da Broadcast

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, subiu 0,46% em maio, uma aceleração em relação à alta de abril, que fechou em 0,38%. O resultado do mês passado surpreendeu analistas da Broadcast, que apostavam em um avanço de no máximo 0,40%.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (11), o IPCA acumula alta de 2,27% nos primeiros cinco meses do ano. Apesar disso, a inflação segue dentro da meta estipulada pelo Banco Central para 2024, de 3%.

Nos últimos 12 meses (contabilizando até maio de 2024), a alta acumulada subiu de 3,69% no mês anterior para 3,93%. Esse número também superou as expectativas dos especialistas, que giravam em torno do teto de 3,87%. Segundo o IPCA, a inflação foi pressionada pelos preços dos alimentos e bebidas, que tiveram alta de 0,62%.

A alta foi puxada principalmente pelos tubérculos, raízes e legumes (6,33%), com destaque para batata-inglesa, com um aumento de 20,61%. “Em maio, com a safra das águas na reta final e um início mais devagar da safra das secas, a oferta da batata ficou reduzida. Além disso, parte da produção foi afetada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, que é uma das principais regiões produtoras”, afirmou André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE, no relatório.

Por Publicado em: 11 de junho de 20240 Comentários