Inverno mais quente impacta venda de vinhos em 2023
As altas temperaturas registradas durante o inverno de 2023 afetaram de forma direta o mercado de vinhos. A quantidade do produto vendido até agosto deste ano foi 1,5% menor do que no mesmo período do ano passado. Os dados são da Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média das temperaturas máximas em agosto deste ano foi de 25,9°C, sendo 1,4°C acima da Normal Climatológica (média histórica), fator que justificou a queda de 7,7% nas vendas de vinhos naquele mês. O clima mais quente tem levado os consumidores a optar por bebidas mais refrescantes, como cervejas e coquetéis.
Além dos vinhos, outras bebidas tradicionais do inverno também tiveram quedas significativas nas vendas. Conhaque e whisky tiveram baixas de até 2,5% e 1,2%, respectivamente. Contudo as altas temperaturas registradas durante o mês de setembro gerou um aumento de 13,4% nas vendas de cerveja. O clima quente também influenciou outras categorias, como o sorvete, que dentro da categoria de perecíveis, registrou uma alta de 66,7% nas vendas.
Ranking de preferência dos vinhos
A pesquisa da Scanntech captou dados coletados em mais de 40 mil pontos de de venda e constatou comportamentos interessantes do consumidor dentro da categoria de vinhos. Os dados divulgados mostraram que durante o ano existem dois picos de vendas no mercado de vinhos.
O primeiro ocorre no inverno, quando o consumo de vinho tinto aumenta. Este produto é campeão de vendas da categoria em todo setor supermercadista, com 83% de vendas unitárias. A segunda alta prevista de vendas acontece no fim do ano, quando vinhos refrescantes como brancos, rosés, espumantes e similares aumentam sua saída em virtude do clima. No ranking de venda unitárias, o vinho branco aparece em segundo lugar com 8,5%, seguido por vinhos espumantes que detém 5,2% e pelos vinhos tipo rosé que somam 3,0% de vendas unitárias.