Inovações que podem te ajudar a alavancar as vendas

A inovação tem o poder de mudar o rumo dos negócios. Mas, inovar não é sinônimo de complicação ou altos custos. Pelo contrário, atualmente, é possível implantar novas tecnologias e serviços que otimizam a sua empresa e oferecem maior lucratividade de forma simples e com bom custo-benefício. E, apesar de muitos conceitos já terem sido testados no varejo supermercadista, a junção da inovação com a criatividade permite, a todo momento, o surgimento de novas oportunidades para impressionar o cliente e se destacar na concorrência. Pensando nisso, reunimos os serviços de empresas que podem te ajudar a obter os melhores resultados e a tomar decisões mais assertivas.

Solução de gestão para o varejo

Uma forma de otimizar o funcionamento, coletar e organizar os dados dos supermercados é através do uso de softwares. A Solidcon Informática, empresa de tecnologia de informação, por exemplo, é focada no varejo supermercadista e oferece suporte desde a frente de loja até a gestão da retaguarda, lançamento e emissão de nota. Além disso, faz controle de estoque, conciliação bancária e de cartões, e, também, trabalha com aplicativos para a operação e gestão dos supermercados. A companhia oferece, ainda, o CRM e-commerce, onde o cliente do estabelecimento em questão pode trocar os pontos das compras por brindes entregando, em troca, os seus dados para a base de informações do negócio, o que possibilita ao mercado ofertar de forma mais assertiva.

Sistema de automação para supermercados

A tecnologia contribui para a melhoria de processos dentro de um estabelecimento, seja para gerar praticidade e integração ou para o desenvolvimento da automação, ferramenta que reduz erros humanos e possíveis falhas. A SD Informática é um exemplo de empresa que oferece ao mercado tais facilidades através de softwares, como suporte para o controle de compras, estoque, recebimento, sistemas financeiro e fiscal, além de serviços de gestão, com demonstrativo de resultados e comparativo de compras. Oferece também, controle de conferência de peso, configuração de produtos e promoções nos pontos de venda. E, ainda, faz checagem de etiquetas, validade, monitora as vendas em tempo real e controla os descontos. Já o suporte de aplicativos, a companhia automatiza todo o supermercado, passando pelas áreas de compra, venda, financeira e fiscal. Além disso, faz o trabalho de integração de tais setores e a gestão de dados obtidos.

Empresa estrangeira chega ao Brasil e une inteligência artificial, regras de negócios e algoritmos

Hospedada na nuvem, a plataforma da Prisma Retail chega ao Brasil com uma novidade: auxiliar o varejo supermercadista através do uso de inteligência artificial por meio da combinação de regras de negócios com algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina. Com essas ferramentas, eles entregam um serviço automatizado para otimizar preços, promoções, estoque, sortimento e espaço no mesmo lugar, o que possibilita ao varejista obter as melhores indicações para tornar as suas decisões mais assertivas. Além disso, a plataforma diminui o retrabalho, falhas humanas, erros de informações e, ainda, consegue colocar o planejamento de uma empresa dentro de uma mesma plataforma, que pode ser acessada por toda a organização.

Através da combinação da inteligência artificial com as regras de negócio, é possível puxar informações do mercado e fazer um comparativo com as próprias vendas. Sendo assim, a plataforma indica se você está dentro ou fora da estratégia e recomenda o que deve ser feito para reverter a situação.

Startup contribui para o aumento de receita dos supermercados

Com o objetivo de contribuir para o aumento de faturamento do negócio, a plataforma Meu Cliente, criou soluções voltadas para o trade marketing, que ajudam os mercados de todos os portes. Uma das modalidades, o Módulo Play, permite que o varejista comercialize o espaço de TV indoor para um fornecedor a fi m de ter lucratividade. Ou seja, um espaço que costuma ficar estático exibindo valores é vendido para uma empresa oferecer o seu mix de produtos, o que gera uma melhora no sell out dela e uma arrecadação de verbas por parte do supermercadista a partir da cobrança da divulgação. A inovação traz os fornecedores ao varejista, ou seja, ele não precisa ter o trabalho de buscá-los. A Meu Cliente leva o serviço completo.

E, ainda, o Módulo App, possibilita criar um canal de relacionamento com o consumidor de forma personalizada através de um aplicativo. Nele, é possível apresentar as ofertas em destaque, consultar código de barras e informações sobre o supermercado. E, o Módulo Tablóide, responsável por automatizar e proporcionar inteligência no processo de criação de folhetos de promoções com maior segurança e rapidez nas versões impressa e digital.

Cashback une mercados e indústrias ao consumidor final de uma mesma região O cashback vem ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro e, aproveitando esse espaço, a Mimocash lançou um aplicativo capaz de conectar mercados e indústrias aos clientes de uma mesma região. De forma descomplicada, a empresa usa a nota fiscal e o celular do cliente para criar uma experiência de acordo com o perfil de compra e dos estabelecimentos frequentados. Além disso, a startup oferece o serviço de cashback àqueles que usufruem das vantagens do app. Mas como funciona? O usuário final vai ao mercado de sua escolha e faz as compras habituais. Depois do pagamento, ele envia a nota fiscal pelo aplicativo através da leitura do QR Code. Feito isso, é realizada a validação dos produtos que ele adquiriu e fazem parte dos itens com benefícios e, assim, o cashback é gerado. A empresa tem parceria com alguns mercados, mas também oferece produtos específicos que podem ser comprados tanto no minimercado quanto no hipermercado, que gerarão um valor de recompensa. O cashback é acumulativo e pode ser usado após atingir R$20 de saldo

Inteligência artificial auxilia no serviço de prevenção de perdas

Fundamental para qualquer negócio, a prevenção de perdas é uma prática que contribui para o rendimento final mensal de um supermercado. E, pensando nisso, a Nextop, empresa de tecnologia e inovação, criou um sistema baseado em inteligência artificial (IA) que oferece proteção non-stop para os estabelecimentos. O software oferecido por ela possibilita fazer a auditoria dos cupons através de uma marca d’água gerada a cada compra. Fora isso, há um alerta de não registro, onde é possível identificar a passagem de produtos na frente do leitor sem o devido registro, acarretando uma fraude ou erro operacional. Há, ainda, um alerta de registro inválido, que é voltado para packs, no qual o algoritmo identifica o volume de cada produto e caso o/a operador/a de caixa passe uma unidade no lugar do pack, o sistema gera um alerta ao responsável.

Empresa alemã apresenta balanças com sistema de pesagem inteligente Fugindo do tradicional sistema de pesagem onde é preciso inserir um código na balança para que os alimentos sejam identificados, a Bizerba apresentou, recentemente, seu mais novo equipamento. O utensílio criado pela empresa possui uma tecnologia que faz o reconhecimento automático do produto através de uma imagem e dispensa a inserção de qualquer tipo de código. Além das balanças industriais e de varejo, a companhia alemã também traz novidades para o Brasil na parte de fatiamento e processamento de alimentos, sistemas de checkout, softwares, sistema de etiquetagem, inspeção e logística. O papel da companhia é aproximar do mercado nacional o que há de mais moderno no varejo europeu tanto na parte de pesagem quanto de fatiadores. A organização trabalha com uma metodologia de vendas de soluções, assim, o investimento se paga a curto ou médio prazo, de acordo com cada negócio.

Geomarketing como aliado dos varejistas

A geolocalização e o uso de dados dos consumidores têm auxiliado os supermercados a decidirem qual é o melhor ponto de abertura de uma nova filial. Atuando nesse nicho, a Economapas, empresa de tecnologia da informação, big data e inteligência de mercado, auxilia os varejistas através da combinação de tais recursos com avançados métodos computacionais e estatísticos para transformar dados demográficos, socioeconômicos e de mercado em informações relevantes para o negócio.

O objetivo da organização é ajudar as empresas com dados mais assertivos do consumo e da população ao redor. Através do serviço oferecido, o varejista tem menor risco e custo no estudo de viabilidade do ponto comercial, além de ter uma gestão mais eficiente de territórios da rede própria e de franqueados e, ainda, conta com uma estratégia de marketing, mix de preço e produtos baseada no perfil de consumo local.

A companhia entrega um panorama detalhado do potencial de consumo de cada região, além de mapas de calor, que possibilitam avaliar de forma gráfica centenas de variáveis populacionais, de renda e consumo, facilitando a compreensão do mercado e as tomadas de decisão na hora da abertura de um novo negócio.

Confira essa e outras matérias sobre o setor na revista Super Negócios através do link: 

https://lp.asserj.com.br/34a-edicao-marco-2022

 

Por Publicado em: 11 de abril de 20220 Comentários